Intervenções focadas da MultiChoice Group ajudam a combater ventos contrários sem precedentes

O Grupo gerou 3,7 mil milhões de ZAR em poupanças de custos, muito acima da meta revista de 2,5 mil milhões de ZAR definida na fase intermédia e quase o dobro da poupança de 1,9 mil milhões de ZAR no AF24.

No meio de um ambiente macroeconómico excepcionalmente desafiador, o MultiChoice Group (www.MultiChoice.com) continuou a navegar pelas pressões externas através de intervenções estratégicas focadas.

O Grupo gerou 3,7 mil milhões de ZAR em poupanças de custos, muito acima da meta revista de 2,5 mil milhões de ZAR definida na fase intermédia e quase o dobro da poupança de 1,9 mil milhões de ZAR no AF24.

Uma abordagem disciplinada aos preços inflaccionistas, com aumentos de 5,7% na África do Sul e uma média de 31% em moeda local no Resto de África, também ajudou a mitigar o impacto das perdas de subscritores e sustentou um crescimento orgânico de 1% na receita anual.

ADVERTISEMENT

“O nosso desempenho reflecte tanto os desafios que enfrentamos como a resiliência das nossas equipas. Embora as pressões macroeconómicas e a volatilidade cambial tenham afectado os nossos resultados, a nossa execução disciplinada, a gestão de custos e o investimento em novas oportunidades de crescimento a longo prazo posicionam-nos bem para o futuro,” afirma Calvo Mawela, CEO do MultiChoice Group.

“Continuamos focados em ser a plataforma de entretenimento preferida de África. A nossa estratégia é moldada pelos desenvolvimentos no nosso sector, como as mudanças tecnológicas que estão a impulsionar mudanças no comportamento dos consumidores, bem como pelo impacto do aumento da pirataria, dos serviços de streaming e das redes sociais”, afirma Mawela.

Salientando a capacidade do Grupo de se adaptar a estas mudanças no panorama global do entretenimento audiovisual, os novos produtos e serviços apresentaram um forte crescimento anual. A receita da DStv Internet cresceu 85%, da KingMakers 76% (em moeda constante) e da DStv Stream 48%. O número de clientes pagantes activos da Showmax aumentou 44% em termos homólogos.

É importante salientar que o grupo regressou a uma posição patrimonial positiva através de uma combinação de redução de custos, estabilização cambial e ganho contabilístico com a venda de 60% da participação accionista do Grupo na sua unidade de seguros (NMSIS) à Sanlam.

Visão Geral dos Resultados Financeiros

Base de subscritores: A taxa de declínio de subscritores abrandou, com a base de subscritores activos de TV paga linear de 14,5 milhões a reflectir um declínio de 8% em comparação com 11% (14,9 milhões) no AF24. A pressão deveu-se principalmente ao fraco ambiente de consumo em todos os mercados.

Receitas do Grupo: Em termos orgânicos, as receitas aumentaram 1% em termos homólogos, impulsionadas pela variação de preços e pelo crescimento de novos produtos. Em termos reportados, as receitas caíram 9% em termos homólogos, para 50,8 mil milhões de ZAR, principalmente devido a uma queda de 11% na receita de subscrições, bem como ao impacto das turbulências cambiais e à desconsolidação da unidade de seguros NMSIS a partir de Dezembro de 2024.

Lucro comercial do Grupo: O lucro comercial aumentou 20% em termos homólogos, antes de considerar o investimento no Showmax, o impacto da desvalorização cambial e a actividade de fusões e aquisições. Após incorporar as perdas comerciais do Showmax e dos 5,2 mil milhões de ZAR em perdas de receitas em moeda estrangeira, e parcialmente compensadas pelos 3,7 mil milhões de ZAR em poupanças de custos, o lucro comercial em termos reportados caiu para 4,0 mil milhões de ZAR.

O resultado principal ajustado é a medida do conselho do desempenho subjacente do negócio. O Grupo registou um prejuízo de 0,8 mil milhões de ZAR, como resultado do menor lucro comercial e das perdas de cobertura em comparação com os ganhos de cobertura no ano anterior, parcialmente compensados por perdas menores com o repatriamento de caixa da Nigéria.

Fluxo de caixa e liquidez: O Grupo registou uma saída de caixa livre de 0,5 mil milhões de ZAR, devido à menor rentabilidade e ao aumento dos pagamentos de leasing devido ao timing. Tal foi parcialmente compensado pela melhoria da gestão do fundo de maneio e pela redução de 29% das despesas de capital em relação ao ano anterior.

No final do ano, o Grupo detinha 5,1 mil milhões de ZAR em caixa e equivalentes de caixa e tinha acesso a 3,0 mil milhões de ZAR em linhas de crédito gerais não utilizadas.

Actualização operacional

Entretenimento geral e desporto

O conteúdo local continua a ser um diferencial fundamental. O Grupo adicionou mais de 5.340 horas de conteúdo local no ano, elevando o acervo total de conteúdo local para mais de 91.470 horas e consolidando a sua posição como o maior produtor de conteúdo original em África.

O reality show principal, Big Brother Mzansi, alcançou o recorde de 3,8 milhões de visualizações no seu último episódio e recebeu 293 milhões de votos. Na Nigéria, o Big Brother Naija continuou a atrair um forte público na sua nona temporada.

O desporto também desempenha um papel fundamental na oferta de conteúdos do Grupo. A SuperSport transmitiu 47.839 horas de cobertura em directo (+7% em relação ao ano anterior) e produziu 1.029 eventos ao vivo. Os principais destaques incluíram os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Euro 2024, três grandes torneios de críquete do ICC e a 3ª Temporada do SA20.

As Escolas SuperSport continuam a redefinir o panorama da transmissão desportiva escolar. A sua aplicação teve um crescimento de 46% em utilizadores registados, atingindo 1,2 milhões, enquanto a plataforma alcançou quase 11 milhões de espectadores únicos através da aplicação e do Canal 216 da DStv, entregando mais de 50.000 horas de novos conteúdos.

Segmentos do negócio

A MultiChoice South Africa concentrou-se na retenção e reconquista de subscritores, identificando oportunidades de crescimento remanescentes, bem como na optimização de processos e sistemas para melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional. Para melhorar a sua proposta de valor, a empresa reduziu alguns canais, reintroduziu o segundo fluxo simultâneo sem custos adicionais e reduziu o preço do pacote DStv ADD Movies de 79 Rand para 49 Rand. Estabeleceu também novas parcerias estratégicas com a Capitec, MTN e PEP para expandir a sua presença no mercado.

Perante um ambiente operacional difícil, a MultiChoice Africa implementou aumentos de preços associados à inflacção e continuou as suas medidas de contenção de custos, reduzindo os gastos com subsídios, marketing, conteúdos e custos de transmissão. Após o final do ano, testou as subscrições semanais no Uganda para melhor alinhar os períodos de subscrição com os fluxos de caixa dos clientes.

Como start-up, o Showmax concentrou-se em melhorar a acessibilidade e o alcance do cliente através de parcerias de distribuição, melhorando as jornadas de registo do cliente, melhorando o desenvolvimento da plataforma e continuando a expandir as opções de pagamento. Embora o crescimento de subscritores tenha ficado aquém das metas iniciais de crescimento exponencial, o Showmax ainda apresentou um crescimento saudável de 44% em subscritores pagantes activos e conquistou quota de mercado num mercado regional de streaming que apresentou um crescimento moderado.

Irdeto aumentou a sua receita em 8% em termos homólogos numa base orgânica (5% reportados), aumentando a receita externa em todos os três segmentos de mercado, ou seja, Video Entertainment, Gaming e Connected Transport. As receitas geradas pelas novas linhas de serviço aumentaram para uns agradáveis 42% da receita total, sustentadas por soluções inovadoras para melhorar a segurança e a interoperabilidade no sector dos transportes.

KingMakers apresentou um forte crescimento orgânico nas apostas desportivas e nos jogos online. A BetKing Nigéria continua a ganhar força, especialmente nos seus negócios online. A SuperSportBet, empresa sul-africana lançada em 2024, está a mostrar os primeiros sinais de sucesso e reportou um aumento significativo da receita líquida mensal de jogos durante o ano.

Presente em 44 países africanos, a Moment continua a crescer rapidamente, com os volumes totais de pagamentos (TPV) a atingirem os 635 milhões de dólares, sete vezes superiores ao AF24. A Moment processou 56% do volume de pagamentos do Grupo, em comparação com apenas 20% no ano anterior, e, no final de Março deste ano, a sua taxa anualizada de execução de pagamentos ultrapassou os mil milhões de dólares.

A Olhar para o Futuro

O Grupo mantém-se focado na construção de um futuro sustentável e de longo prazo, executando as suas principais prioridades estratégicas. Para o próximo ano, existem três prioridades claras:

A administração estabeleceu uma meta de redução de custos de 2 mil milhões de ZAR para o AF26, num esforço contínuo para readaptar os negócios a um ambiente de negociação em constante mudança.

Com base nas suas iniciativas de primeira linha e intervenções em custos e fluxo de caixa, o grupo visa gerar margens para a MultiChoice SA na faixa dos 20%, para devolver a MultiChoice Africa à rentabilidade, ao mesmo tempo que limita o seu financiamento e reduz as perdas comerciais no Showmax. (Grupo APO para MultiChoice Group)

Exit mobile version