Quarta-feira, Julho 9, 2025
  • Sobre Nós
  • VAGAS DE EMPREGO
Integrity Magazine
No Result
View All Result
26 °c
Maputo
  • Home
  • Analise Global
    • Contemporaneidade Africana
    • Saúde da Macroeconomia
  • Economia e Investimentos
    • Mercados
    • Importação e Exportação
    • Hotelaria e Turismo
    • Petróleo e Gás
  • Dossiers Integrity
    • Grande Entrevista
    • Investigação Integrity
    • Guerra
    • Indústria Extrativa
    • O Gatilho da história
    • Direitos Humanos
    • A Rota da Criminalidade Organizada
    • Terrorismo
  • Política e Sociedade
    • Breves
    • Saúde e Educação
    • Ciência e Tecnologia
    • Internacional
    • Cultura
Integrity Magazine
  • Home
  • Analise Global
    • Contemporaneidade Africana
    • Saúde da Macroeconomia
  • Economia e Investimentos
    • Mercados
    • Importação e Exportação
    • Hotelaria e Turismo
    • Petróleo e Gás
  • Dossiers Integrity
    • Grande Entrevista
    • Investigação Integrity
    • Guerra
    • Indústria Extrativa
    • O Gatilho da história
    • Direitos Humanos
    • A Rota da Criminalidade Organizada
    • Terrorismo
  • Política e Sociedade
    • Breves
    • Saúde e Educação
    • Ciência e Tecnologia
    • Internacional
    • Cultura
No Result
View All Result
Integrity Magazine
No Result
View All Result
Home A Ponte Global

Intervenções focadas da MultiChoice Group ajudam a combater ventos contrários sem precedentes

O Grupo gerou 3,7 mil milhões de ZAR em poupanças de custos, muito acima da meta revista de 2,5 mil milhões de ZAR definida na fase intermédia e quase o dobro da poupança de 1,9 mil milhões de ZAR no AF24.

12 de Junho, 2025
em A Ponte Global
Reading Time: 6 mins read
A A
0
Intervenções focadas da MultiChoice Group ajudam a combater ventos contrários sem precedentes
CompartilharCompartilhar

No meio de um ambiente macroeconómico excepcionalmente desafiador, o MultiChoice Group (www.MultiChoice.com) continuou a navegar pelas pressões externas através de intervenções estratégicas focadas.

O Grupo gerou 3,7 mil milhões de ZAR em poupanças de custos, muito acima da meta revista de 2,5 mil milhões de ZAR definida na fase intermédia e quase o dobro da poupança de 1,9 mil milhões de ZAR no AF24.

RelatedPosts

BRICS critica NATO por alimentar a corrida armamentista

BRICS critica NATO por alimentar a corrida armamentista

7 de Julho, 2025
Cortes na ajuda externa dos EUA podem causar 14 milhões de mortes até 2030, segundo estudo da Lancet

Cortes na ajuda externa dos EUA podem causar 14 milhões de mortes até 2030, segundo estudo da Lancet

4 de Julho, 2025
Publicidade Publicidade Publicidade

Uma abordagem disciplinada aos preços inflaccionistas, com aumentos de 5,7% na África do Sul e uma média de 31% em moeda local no Resto de África, também ajudou a mitigar o impacto das perdas de subscritores e sustentou um crescimento orgânico de 1% na receita anual.

ADVERTISEMENT

“O nosso desempenho reflecte tanto os desafios que enfrentamos como a resiliência das nossas equipas. Embora as pressões macroeconómicas e a volatilidade cambial tenham afectado os nossos resultados, a nossa execução disciplinada, a gestão de custos e o investimento em novas oportunidades de crescimento a longo prazo posicionam-nos bem para o futuro,” afirma Calvo Mawela, CEO do MultiChoice Group.

“Continuamos focados em ser a plataforma de entretenimento preferida de África. A nossa estratégia é moldada pelos desenvolvimentos no nosso sector, como as mudanças tecnológicas que estão a impulsionar mudanças no comportamento dos consumidores, bem como pelo impacto do aumento da pirataria, dos serviços de streaming e das redes sociais”, afirma Mawela.

Salientando a capacidade do Grupo de se adaptar a estas mudanças no panorama global do entretenimento audiovisual, os novos produtos e serviços apresentaram um forte crescimento anual. A receita da DStv Internet cresceu 85%, da KingMakers 76% (em moeda constante) e da DStv Stream 48%. O número de clientes pagantes activos da Showmax aumentou 44% em termos homólogos.

É importante salientar que o grupo regressou a uma posição patrimonial positiva através de uma combinação de redução de custos, estabilização cambial e ganho contabilístico com a venda de 60% da participação accionista do Grupo na sua unidade de seguros (NMSIS) à Sanlam.

Visão Geral dos Resultados Financeiros

Base de subscritores: A taxa de declínio de subscritores abrandou, com a base de subscritores activos de TV paga linear de 14,5 milhões a reflectir um declínio de 8% em comparação com 11% (14,9 milhões) no AF24. A pressão deveu-se principalmente ao fraco ambiente de consumo em todos os mercados.

Receitas do Grupo: Em termos orgânicos, as receitas aumentaram 1% em termos homólogos, impulsionadas pela variação de preços e pelo crescimento de novos produtos. Em termos reportados, as receitas caíram 9% em termos homólogos, para 50,8 mil milhões de ZAR, principalmente devido a uma queda de 11% na receita de subscrições, bem como ao impacto das turbulências cambiais e à desconsolidação da unidade de seguros NMSIS a partir de Dezembro de 2024.

Lucro comercial do Grupo: O lucro comercial aumentou 20% em termos homólogos, antes de considerar o investimento no Showmax, o impacto da desvalorização cambial e a actividade de fusões e aquisições. Após incorporar as perdas comerciais do Showmax e dos 5,2 mil milhões de ZAR em perdas de receitas em moeda estrangeira, e parcialmente compensadas pelos 3,7 mil milhões de ZAR em poupanças de custos, o lucro comercial em termos reportados caiu para 4,0 mil milhões de ZAR.

O resultado principal ajustado é a medida do conselho do desempenho subjacente do negócio. O Grupo registou um prejuízo de 0,8 mil milhões de ZAR, como resultado do menor lucro comercial e das perdas de cobertura em comparação com os ganhos de cobertura no ano anterior, parcialmente compensados por perdas menores com o repatriamento de caixa da Nigéria.

Fluxo de caixa e liquidez: O Grupo registou uma saída de caixa livre de 0,5 mil milhões de ZAR, devido à menor rentabilidade e ao aumento dos pagamentos de leasing devido ao timing. Tal foi parcialmente compensado pela melhoria da gestão do fundo de maneio e pela redução de 29% das despesas de capital em relação ao ano anterior.

No final do ano, o Grupo detinha 5,1 mil milhões de ZAR em caixa e equivalentes de caixa e tinha acesso a 3,0 mil milhões de ZAR em linhas de crédito gerais não utilizadas.

Actualização operacional

Entretenimento geral e desporto

O conteúdo local continua a ser um diferencial fundamental. O Grupo adicionou mais de 5.340 horas de conteúdo local no ano, elevando o acervo total de conteúdo local para mais de 91.470 horas e consolidando a sua posição como o maior produtor de conteúdo original em África.

O reality show principal, Big Brother Mzansi, alcançou o recorde de 3,8 milhões de visualizações no seu último episódio e recebeu 293 milhões de votos. Na Nigéria, o Big Brother Naija continuou a atrair um forte público na sua nona temporada.

O desporto também desempenha um papel fundamental na oferta de conteúdos do Grupo. A SuperSport transmitiu 47.839 horas de cobertura em directo (+7% em relação ao ano anterior) e produziu 1.029 eventos ao vivo. Os principais destaques incluíram os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Euro 2024, três grandes torneios de críquete do ICC e a 3ª Temporada do SA20.

As Escolas SuperSport continuam a redefinir o panorama da transmissão desportiva escolar. A sua aplicação teve um crescimento de 46% em utilizadores registados, atingindo 1,2 milhões, enquanto a plataforma alcançou quase 11 milhões de espectadores únicos através da aplicação e do Canal 216 da DStv, entregando mais de 50.000 horas de novos conteúdos.

Segmentos do negócio

A MultiChoice South Africa concentrou-se na retenção e reconquista de subscritores, identificando oportunidades de crescimento remanescentes, bem como na optimização de processos e sistemas para melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional. Para melhorar a sua proposta de valor, a empresa reduziu alguns canais, reintroduziu o segundo fluxo simultâneo sem custos adicionais e reduziu o preço do pacote DStv ADD Movies de 79 Rand para 49 Rand. Estabeleceu também novas parcerias estratégicas com a Capitec, MTN e PEP para expandir a sua presença no mercado.

Perante um ambiente operacional difícil, a MultiChoice Africa implementou aumentos de preços associados à inflacção e continuou as suas medidas de contenção de custos, reduzindo os gastos com subsídios, marketing, conteúdos e custos de transmissão. Após o final do ano, testou as subscrições semanais no Uganda para melhor alinhar os períodos de subscrição com os fluxos de caixa dos clientes.

Como start-up, o Showmax concentrou-se em melhorar a acessibilidade e o alcance do cliente através de parcerias de distribuição, melhorando as jornadas de registo do cliente, melhorando o desenvolvimento da plataforma e continuando a expandir as opções de pagamento. Embora o crescimento de subscritores tenha ficado aquém das metas iniciais de crescimento exponencial, o Showmax ainda apresentou um crescimento saudável de 44% em subscritores pagantes activos e conquistou quota de mercado num mercado regional de streaming que apresentou um crescimento moderado.

A Irdeto aumentou a sua receita em 8% em termos homólogos numa base orgânica (5% reportados), aumentando a receita externa em todos os três segmentos de mercado, ou seja, Video Entertainment, Gaming e Connected Transport. As receitas geradas pelas novas linhas de serviço aumentaram para uns agradáveis 42% da receita total, sustentadas por soluções inovadoras para melhorar a segurança e a interoperabilidade no sector dos transportes.

A KingMakers apresentou um forte crescimento orgânico nas apostas desportivas e nos jogos online. A BetKing Nigéria continua a ganhar força, especialmente nos seus negócios online. A SuperSportBet, empresa sul-africana lançada em 2024, está a mostrar os primeiros sinais de sucesso e reportou um aumento significativo da receita líquida mensal de jogos durante o ano.

Presente em 44 países africanos, a Moment continua a crescer rapidamente, com os volumes totais de pagamentos (TPV) a atingirem os 635 milhões de dólares, sete vezes superiores ao AF24. A Moment processou 56% do volume de pagamentos do Grupo, em comparação com apenas 20% no ano anterior, e, no final de Março deste ano, a sua taxa anualizada de execução de pagamentos ultrapassou os mil milhões de dólares.

A Olhar para o Futuro

O Grupo mantém-se focado na construção de um futuro sustentável e de longo prazo, executando as suas principais prioridades estratégicas. Para o próximo ano, existem três prioridades claras:

  • Estabilizar a receita nos negócios audiovisuais através de iniciativas focadas de retenção, ao mesmo tempo que apoia o rápido crescimento da receita investido em entretenimento interactivo, fintech e seguros do grupo,
  • Continuar a impulsionar a eficiência operacional, de custos e de fundo de maneio no grupo para proteger a rentabilidade e os fluxos de caixa,
  • Continuar a trabalhar com o Canal+ para um fecho bem-sucedido da sua oferta obrigatória, de forma a desbloquear benefícios significativos a longo prazo para as entidades combinadas e as suas respectivas partes interessadas.

A administração estabeleceu uma meta de redução de custos de 2 mil milhões de ZAR para o AF26, num esforço contínuo para readaptar os negócios a um ambiente de negociação em constante mudança.

Com base nas suas iniciativas de primeira linha e intervenções em custos e fluxo de caixa, o grupo visa gerar margens para a MultiChoice SA na faixa dos 20%, para devolver a MultiChoice Africa à rentabilidade, ao mesmo tempo que limita o seu financiamento e reduz as perdas comerciais no Showmax. (Grupo APO para MultiChoice Group)

Tags: CombaterMultichoice GroupVentos
ShareTweetShareSendShareSend

Related Posts

BRICS critica NATO por alimentar a corrida armamentista
A Ponte Global

BRICS critica NATO por alimentar a corrida armamentista

7 de Julho, 2025
Cortes na ajuda externa dos EUA podem causar 14 milhões de mortes até 2030, segundo estudo da Lancet
A Ponte Global

Cortes na ajuda externa dos EUA podem causar 14 milhões de mortes até 2030, segundo estudo da Lancet

4 de Julho, 2025
USAID encerra definitivamente com estudos indicando que 14 milhões de pessoas podem morrer até 2030
A Ponte Global

USAID encerra definitivamente com estudos indicando que 14 milhões de pessoas podem morrer até 2030

2 de Julho, 2025
Agro-parceria China-Moçambique irriga sonhos e colhe prosperidade no campo
A Ponte Global

Agro-parceria China-Moçambique irriga sonhos e colhe prosperidade no campo

27 de Junho, 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

No Result
View All Result
INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 07 de Julho de 2025.

73ª Edição: Assine já e tenha acesso, semanal e mensalmente, a um serviço de informação criterioso, atemporal, feito com rigor, qualidade e integridade.

Como ser Assinante?
Contacte-nos já através de: [email protected] / (+258) 84 7990765/ 82 272 5657, ou adquira a sua cópia em PDF na versão electrónica, através do M-Pesa ‪(+258) 84 7990765‬ e Emola ‪(+258) 874968744‬, Por apenas 60 Meticais e receba no seu E-mail ou no WhatsApp mediante a confirmação de transferência.
  • Sobre Nós
  • Ficha Técnica
  • VAGAS DE EMPREGO

© 2022 Integrity Magazine - Todos direitos reservados | Desenvolvido pela Videncial.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Home
  • Analise Global
    • Contemporaneidade Africana
    • Saúde da Macroeconomia
  • Economia e Investimentos
    • Mercados
    • Importação e Exportação
    • Hotelaria e Turismo
    • Petróleo e Gás
  • Dossiers Integrity
    • Grande Entrevista
    • Investigação Integrity
    • Guerra
    • Indústria Extrativa
    • O Gatilho da história
    • Direitos Humanos
    • A Rota da Criminalidade Organizada
    • Terrorismo
  • Política e Sociedade
    • Breves
    • Saúde e Educação
    • Ciência e Tecnologia
    • Internacional
    • Cultura

© 2022 Integrity Magazine - Todos direitos reservados | Desenvolvido pela Videncial.

Go to mobile version