Segundo autoridades locais, uma carrinha escolar foi arrastada pela correnteza e continua desaparecida. Ainda não se sabe quantas crianças estavam a bordo do veículo de 22 lugares, mas testemunhas relataram ter visto ao menos três delas agarradas a árvores, pedindo socorro.
Na cidade de East London, também situada no Cabo Oriental, outras cinco pessoas perderam a vida quando o veículo em que viajavam capotou ao tentar desviar de uma árvore caída na estrada.
De acordo com a porta-voz do governo provincial, Khuselwa Rantjie, as equipas de resgate continuam as buscas intensivas na região, com especial atenção aos estudantes desaparecidos. A carrinha escolar foi levada pelas águas na manhã de Terça-feira, enquanto transportava crianças para a escola.
“O foco está principalmente nos alunos em que foram levados pela correnteza com a carrinha escolar, ou a partir dela, na manhã de ontem, e a operação será ampliada para incluir qualquer outra pessoa que ainda possa estar desaparecida nessa área específica”, afirmou Rantjie.
Até o momento, oito corpos foram encontrados na vila de Decoligny, em Mthatha, e outro em Tsolo, próximo ao rio Bedlana.
A frente fria que atinge a região é acompanhada por nevoeiro, chuvas intensas e ventos fortes, agravando a situação e dificultando os trabalhos de busca e salvamento.
Nas redes sociais, testemunhas relataram momentos de desespero e dor diante dos estragos provocados pelas enchentes. As autoridades apelam à cautela e à solidariedade diante da tragédia que abala o Cabo Oriental. (Nando Mabica)