O trabalho premiado intitula-se “Atitudes Sociais e Inclusão de Pessoas com Deficiência na Graduação em Contabilidade” e é derivado da dissertação de mestrado de Taimo, defendida na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação da Professora Doutora Denise Mendes da Silva. A dissertação teve como tema: “Atitudes Sociais e Inclusão de Pessoas com Deficiência na Graduação em Contabilidade: Perspectivas do Brasil e de Moçambique”.
A pesquisa analisou como o perfil de discentes e docentes se associa às atitudes sociais em relação à inclusão de pessoas com deficiência (PcD) na graduação em Contabilidade em instituições públicas de ensino superior do Brasil e de Moçambique. Utilizando dados quantitativos, o estudo identificou barreiras sociais e institucionais enfrentadas por estudantes com deficiência, propondo estratégias que promovam práticas pedagógicas inclusivas e equitativas.
De acordo com Taimo, o trabalho oferece “uma abordagem crítica e transformadora sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior – um tema urgente e essencial para a ciência contábil com impacto social”.
A conquista evidencia o compromisso do docente com a produção científica de excelência e com a promoção da inclusão e da justiça social no ensino superior moçambicano e internacional. (Nota Informativa)