Com esta nova rota logística, o Porto de Pemba, sob gestão da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), aumentou significativamente a sua capacidade de carga anual, passando de 250 mil para 400 mil toneladas. A medida não só reforça a infraestrutura portuária, como também facilita as operações das empresas mineiras, que deixam de enfrentar demoradas e dispendiosas deslocações até Nacala.
Este avanço foi possibilitado pela construção de um moderno armazém de trânsito com capacidade para 10 mil toneladas, erguido no interior do recinto portuário pela Grindrod Logística Moçambique, em parceria com a Twigg Exploration Mining.
Durante a cerimónia de inauguração, o Secretário de Estado de Cabo Delgado, António Supeia, salientou que esta conquista representa “um passo decisivo para o desenvolvimento económico local”, sublinhando o impacto positivo em termos de receitas e criação de empregos na região.
Além do grafite, o Porto de Pemba mantém a sua importância estratégica no Norte do país, continuando a operar na movimentação de combustíveis, madeira e clínquer.
O reforço da infraestrutura logística e o aumento da actividade portuária consolidam o papel de Pemba como um dos principais motores do crescimento económico em Cabo Delgado. (Nando Mabica)