OCI insta governo do Reino Unido a não financiar o projecto da TotalEnergies em CD por alegadas violações de direitos humanos e compromissos ambientais internacionais

A organização não-governamental Oil Change International (OCI) apelou ao Reino Unido para que reconsidere a decisão de financiar o projecto da TotalEnergies em Moçambique, alegando violações de direitos humanos e de compromissos ambientais internacionais.

“A OCI pede ao Governo, que actualmente está buscando aconselhamento jurídico sobre a retirada do seu financiamento, que se comprometa imediatamente a se retirar da sua decisão de fornecer financiamento do Reino Unido para o projecto de GNL ou potencialmente enfrentar uma ação legal”, refere a OCI na sua página de internet.

A organização aponta diversos casos de supostas violações de direitos humanos nas comunidades durante os combates entre as forças governamentais e os insurgentes.

Em causa está o projecto do consórcio da Área 1, liderado pela TotalEnergies, em Afungi, para exploração de gás natural na bacia do Rovuma. O projecto, avaliado globalmente em 20 mil milhões de dólares, está suspenso desde 2021, devido aos ataques terroristas, mas a multinacional anunciou recentemente que o vai retomar este ano. (Lusa)

Exit mobile version