Os suspeitos foram capturados por meio de uma rusga efectuada por agentes da polícia afectos à terceira esquadra em Chimoio que para além de levar os indivíduos a cela recuperou-se sete motorizadas que estavam na posse dos presumíveis assaltantes.
A quadrilha era liderada por um agente da polícia com patente de primeira cabo e o professor que também é irmão de um agente da polícia dedicava-se em angariar clientes para a compra das motas ora assaltadas cujos meliantes usavam instrumentos contundentes e que causaram um prejuízo de 500 mil meticais as vítimas. Conforme consta no boletim operativo das autoridades policiais de Manica:
Na prossecução dos planos operativos internos atinentes às rusgas selectivas realizados pelos chefes de sector, concretamente para o combate ao crime de Roubo Agravado, em particular para (MOTORIZADAS), sendo que para lograr os seus intentos a quadrilha usa instrumentos perfuro-cortantes com maior enfoque a Catanas, a título de exemplo do caso decorrido do dia 23/04/2025, bairro Nhamatsane, zona Chizombero, pelas 10 horas, cuja vítima chama-se Xavier José, solteiro de 28 anos, filho de José Manuel e Raminha Soares, natural de Tambara, província de Manica, residente do bairro 7 de Setembro – Chimoio, onde a vítima foi agredida em seguida despossuíram-no a sua motorizada de marca LIFAN CAMEL, de cor preta, motor nº 13FMB1251307, quadro nº LF3PCB2C6LA009593, avaliada em 75,000,00 Mts, pertencente ao nacional Silvino Tomé Salimo, solteiro de 44 anos, filho de Tomé Salimo e de Ernesia Augusto, natural de Chimoio, residente do bairro 07 de Abril – Chimoio.
Sucede que, do trabalho realizado no intervalo dos dias 03 a 05 de Junho de 2025, nos Distritos de Chimoio, Vanduzi e Guro, foram detidos 07 cidadãos nacionais, indiciados no tipo legal do crime acima referenciado, que respondem por:
1º Muantepa Fernando Mascote, Chefe da quadrilha, solteiro de 36 anos, nascido no dia 16-06-1989, natural de Chimoio, filho de Fernando Mascote e de Farida Ganizane, residente no bairro Nhamatsane-Chimoio;
2º Claudino Ernesto Colarinho, membro da PRM, integrante da quadrilha, solteiro de 24 anos, nascido no dia 10-06-2000, filho de Ernesto Colarinho e Aida Fabione Sande, natural de Vanduzi, província de Manica, residente no bairro Bloco Nove;
3º Elton Vasco António, solteiro de 27 anos, nascido aos 14/11/1997, natural de Chimoio, filho de Vasco António e Nora Augusto, residente no bairro Nhamatsane;
4º Geraldo Lucas Manganhela, professor na Escola Básica de Guro-Sede, solteiro de 45 anos, nascido no dia 25-12-1980, natural de Maputo, filho de Lucas Manganhela e Farida Ganizane, residente no bairro Tseretsikhama, este e responsável pelas negociações das motorizadas no Distrito de Guro. Por sinal irmão do membro da PRM, Muantepa Fernando Mascote.
5º Osvaldo da Conceição Alfredo, solteiro de 22 anos, nascido aos 14.12.2002, filho de Conceição Alfredo e de Angélica da Graça, natural de Chimoio e residente do Bairro Centro Hípico.
6º Assane António Denja, solteiro de 29 anos, nascido no dia 24.03.1996. Filho de António Denja e de Lonista Micanjo, natural de Chimoio e residente do Bairro 4º Congresso – Distrito de Manica;
7º Joel Augusto Devis, solteiro de 27 anos, nascido aos 21.02.1998, filho de Augusto Devis e de Luísa João, natural de Vanduzi e residente do Bairro 7 de Abril – Distrito de Manica.
Na posse destes, foram apreendidos 07 Motorizadas dos quais, 06 de marcas LIFAN – CAMEL e 01 LIFAN – D, todos sem chapas de matrícula.
Causas: Ainda por determinar, porém, presume-se que seja ambição material aliado a vida fácil.
Consequências: Da acção praticada, causou um prejuízo em valores monetários correspondente a 500.000.00Mts (Quinhentos Mil Meticais).
Medidas Tomadas: Indiciados detidos nas celas desta subunidade, Subunidade Sob Autos de Aditamento n°13/3ªESQ/2025 e nº22/1ªESQ/2025, as motorizadas parqueadas no recinto da mesma subunidade, onde aguardam junto dos indiciados a tramitação subsequente pelo Ministério Público, para os já reclamados.
De salientar que os trabalhos prosseguem com vista a identificar a localizar o paradeiro de outras motorizadas, sendo que as não reclamadas, seguirão os trabalhos junto das outras subunidades no sentido de identificar as supostas vítimas.
A Integrity ouviu sobre o caso a polícia na pessoa do chefe das relações-públicas do Comando da PRM em Manica que confirmou a detenção dos dois agentes e outros 5 comparsas seus “a Polícia distancia-se do comportamento dos agentes envolvidos e uma acção disciplinar já foi submetida e que os mesmos serão responsabilizados criminalmente”, explicou Mouzinho Manasse, para quem durante o presente ano a corporação expulsou 5 membros por comportamento desviante. (Pedro Tawanda, em Manica)