Governo defende a conservação dos oceanos para o desenvolvimento da economia azul

O Secretário de Estado do Mar e Pescas, Momade Juízo, orientou na sexta-feira, 06 de Junho, na Cidade de Maputo, as cerimónias centrais do Dia Mundial dos Oceanos, que se assinala próximo Domingo, sob o lema “Catalisando a Acção para o Nosso Oceano e o Clima”.

Momade Juízo afirmou que no dia 6 de Junho, o mundo reflecte sobre a necessidade de conservar os Oceanos face inúmeros perigos que ameaçam o ecossistema, o desenvolvimento da economia azul e a sobrevivência do Homem.

O dirigente referiu que, apesar dos desafios ligados à pesca ilegal, proliferação do lixo plástico e destruição de mangais, o governo está comprometido em encontrar soluções para garantir a maximização de múltiplos benefícios que os oceanos oferecem, no quadro dos compromissos regionais e internacionais relativos ao desenvolvimento sustentável.

Neste momento estão a decorrer, ao nível sectorial, reformas, visando o reforço do quadro político- legal e institucional para a melhoria da gestão do mar e elevação da responsabilidade individual e colectiva na protecção dos cerca de 2.700 quilómetros de costa.

Refira-se que, durante a cerimónia, foram apresentados os resultados da Conta Satélite da Economia Azul e a Proposta da Estratégia Nacional e Plano de Acção para Expansão da Rede das Áreas de Conservação Marinhas, o que simboliza o compromisso nacional de valorização económica dos Oceanos. (Nota Informativa)

Exit mobile version