O programa está disponível na Plataforma de Empregabilidade de Moçambique, operada pela Field Ready através de uma parceria público-privada com o Governo de Moçambique. Ele faz parte de um esforço nacional para melhorar a consciência de segurança e aumentar a empregabilidade dos jovens moçambicanos que entram no mercado de trabalho.
A cerimónia oficial de lançamento do programa foi realizada na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), onde os estudantes que começaram o curso partilharam reflexões sobre a sua aprendizagem e sua relevância para as suas futuras carreiras. O evento também reuniu líderes séniores do governo, indústria e academia, incluindo o Secretário do Estado do Ensino Técnico e Profissional, Léo Jamal, em representação da Ministra da Educação e Cultura, Samaria dos Anjos Tovela, e o Prof. Manuel Guilherme Júnior, Reitor da UEM.
O lançamento do programa de HSE é um marco significativo no alinhamento da educação e treinamento com as necessidades práticas dos sectores industriais de Moçambique e na construção de uma força de trabalho qualificada e consciente em matéria de segurança.
Falando sobre o impacto do programa de HSE, Justin Cloutier, Gestor de Operações LNG na ExxonMobil Moçambique, disse: “esta iniciativa fortalece a força de trabalho de Moçambique ao incorporar uma forte cultura de segurança para os jovens à medida que se preparam para as suas carreiras.”
Gaspar Buque, Director Geral da Field Ready em Moçambique, disse durante o lançamento: “estamos orgulhosos desta iniciativa com a ExxonMobil e os parceiros da Área 4, que faz parte do nosso compromisso nacional com a empregabilidade juvenil. Este programa apoiará
directamente os jovens moçambicanos a adquirir as habilidades necessárias para entrar no mercado de trabalho e contribuir para projectos importantes como na bacia do Rovuma”.