Os ex-guerrilheiros da RENAMO dizem que o próximo passo será ocupar a residência protocolar de Ossufo Momade. Os ex-combatentes da Perdiz acusam Momade de ter vendido os princípios da causa que nortearam a criação daquele movimento político e levaram a RENAMO a lutar pela democracia, respeito pelas liberdades e direitos humanos durante 16 anos de guerra civil.
Os ex-guerrilheiros da RENAMO pedem a demissão de Ossufo Momade, porque este já não responde aos interesses da colectividade e fragilizou o partido, saindo da 2ª posição parlamentar e o maior na oposição para o 3º lugar nas últimas eleições presidenciais, legislativas e provinciais, de 09 de Outubro de 2024.
Os ex-guerrilheiros dizem que o último Congresso da RENAMO em Alto-Molócuè, na província da Zambézia, foi atestado de morte do partido, razão pela qual a luta actual visa recuperar a pujança do partido com a eleição de um novo Presidente da Perdiz.
O ex-guerrilheiros da RENAMO já controlam a Sede Nacional do Partido na Cidade de Maputo e da Cidade da Matola, na província de Maputo, onde exigem a demissão imediata de Ossufo Momade. (Omardine Omar)