Em parceria com a Associação de Antigos Bolseiros Moçambicanos dos E.U.A. (MUSAA), o Embaixador dos E.U.A. em Moçambique, Peter H. Vrooman, distinguiu três alumni notáveis que aplicaram os conhecimentos e experiências adquiridos durante os seus programas de intercâmbio nos Estados Unidos para promover mudanças significativas nas suas regiões de origem.
Os premiados de 2025 são:
- Francisca Noronha (Maputo) – Reconhecida pelo seu projecto de mentoria e liderança comunitária, que beneficiou 180 raparigas em Marracuene, promovendo a educação e o empoderamento feminino.
- António Cuvaca (Beira) – Distinguiu-se pelo projecto Aumentar a Empregabilidade Juvenil, que atribuiu bolsas de estudo para cursos de inglês a mais de 100 jovens, aumentando assim as suas perspetivas profissionais.
- Ércio Lopes (Nampula) – Premiado pelo projecto Combate às Drogas e à Estigmatização do HIV, que formou cerca de 70 jovens em competências de vida e escolhas responsáveis.
Estes projectos reflectem o impacto social tangível que os programas de intercâmbio dos E.U.A. podem ter nas comunidades moçambicanas.
Ao longo dos últimos 50 anos de relações bilaterais entre os Estados Unidos e Moçambique, a Embaixada dos E.U.A. tem promovido inúmeras oportunidades de intercâmbio profissional, académico e cultural, fomentando ligações entre líderes, empreendedores, educadores e artistas de ambos os países. Actualmente, mais de 2.500 moçambicanos são alumni dos programas de intercâmbio do Governo dos E.U.A..