O relatório afirma que os mecanismos de transporte para soldados sul-africanos, incluindo autocarros destinados ao seu movimento, não se concretizaram. Essas alegações nem sequer foram confirmadas com a SADC antes da publicação.
Estas alegações são infundadas e enganosas e não reflectem a situação real no terreno. A SADC deseja deixar claro inequivocamente que todos os acordos operacionais e logísticos relativos ao destacamento e retirada gradual de tropas sob a Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral na RDC (SAMIDRC) estão prosseguindo de acordo com o plano de retirada estabelecido, acordado conjuntamente por todas as partes interessadas relevantes.
O Comandante da Força SAMIDRC supervisiona e coordena o processo de retirada para garantir que ele seja conduzido de forma ordeira, segura e atempada e total conformidade com os protocolos SADC e padrões internacionais.
A SADC continua firmemente comprometida em promover a paz, a segurança e a estabilidade na região. A Comunidade continua a apoiar os esforços diplomáticos e políticos em curso destinados a alcançar uma solução sustentável para o conflito no Leste da RDC.
Exortamos todas as plataformas de comunicação a exercerem a responsabilidade nas suas reportagens e a verificarem os factos antes de publicar afirmações que comprometam a integridade das iniciativas regionais de paz. (Comunicado)