Organizado no Orange Corners — um centro de apoio ao empreendedorismo local promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos — o encontro destacou o papel transformador da liderança feminina numa sociedade ainda marcada por profundas desigualdades de género. O ponto alto da sessão foi a intervenção da Dr.ª Stela Ocuane Matsinhe, médica forense e patologista, que partilhou o seu percurso na medicina, abordando com franqueza os desafios estruturais enfrentados pelas mulheres jovens no sistema de saúde, especialmente durante fases cruciais do seu desenvolvimento físico. A mesma deixou ficar uma mensagem de encorajamento para as embaixadoras por um dia:
“Como mulheres, temos de nos colocar em ambientes que nos direcionam para quem queremos ser. A nossa realidade não pode ser um factor limitante ao nosso crescimento.” – Dr.ª Stela Ocuane Matsinhe
O evento proporcionou ainda um espaço de diálogo directo entre as participantes do programa Embaixadora por um Dia, diplomatas, especialistas em saúde, jovens profissionais e demais convidados. As jovens “Embaixadoras por um Dia” estiveram activamente envolvidas no debate, colocando questões pertinentes e partilhando as suas perspectivas. As conversas centraram-se nos desafios persistentes enfrentados pelas mulheres em Moçambique, com especial enfoque na violência baseada no género e nos direitos sexuais e reprodutivos.
“O tema da conversa de hoje “O Corpo da rapariga não é uma cena de crime” é uma frase poderosa e dolorosa que infelizmente ressona a realidade de milhares de raparigas. Passados cinco anos desde a aprovação da Lei de prevenção e combate às uniões prematuras, ainda persistem desafios na sua real implementação e muitas raparigas continuam a ter seus direitos violados.” – Elsbeth Akkrem, Embaixadora do Reino dos Países Baixos em Moçambique.
Esta edição do Orange Talks contou com o apoio das Embaixadas de Espanha, Reino Unido, Reino dos Países Baixos, Suécia, Finlândia e Canadá, todas comprometidas com a promoção da igualdade de género em Moçambique. A sua presença conjunta reforçou uma mensagem clara: um futuro mais justo e inclusivo começa com o reconhecimento e a valorização das vozes que, tantas vezes, são silenciadas.
Sobre o programa “Embaixadora por um Dia” |
O programa “Embaixadora por um Dia” é uma iniciativa promovida por várias embaixadas em Moçambique — nomeadamente as missões diplomáticas de Espanha, Reino Unido, Reino dos Países Baixos, Suécia, Finlândia e Canadá — com o objectivo de capacitar jovens mulheres para assumirem papéis de liderança e influência. Através desta experiência, as participantes têm a oportunidade de acompanhar diplomatas no seu quotidiano, participar em reuniões de alto nível e envolver-se em debates sobre temas globais e locais. O programa visa não só inspirar as jovens a seguirem carreiras na diplomacia, política ou activismo, mas também proporcionar-lhes uma plataforma para expressarem as suas ideias e contribuírem activamente para a construção de sociedades mais inclusivas e equitativas.