Mais de 1.600 pessoas sensibilizadas em Ancuabe para prevenir abusos e proteger direitos humanos

Com o apoio da União Europeia em Moçambique, através do financiamento do Projecto ECHO SAIL, e sob coordenação da Save the Children, foram realizadas sessões de conscientização nas comunidades de Nanjua, 25 de Junho e Marocane, no distrito de Ancuabe na província de Cabo Delgado.

Mais de 1.600 pessoas participaram dessas sessões, que tiveram como foco principal os mecanismos de responsabilização comunitária, Prevenção da Exploração e Abuso Sexual (PSEA), Violência Sexual e de Gênero (VSG) e direitos humanos.

As actividades foram organizadas num contexto marcado por desafios crescentes relacionados com o aumento de ataques na região, o que tem exposto ainda mais as populações vulneráveis a riscos de violação de direitos e abuso.

O principal objectivo dessas sessões foi conscientizar as comunidades sobre a importância de proteger seus membros, especialmente grupos marginalizados, promovendo o conhecimento sobre os mecanismos existentes para prevenir e denunciar qualquer tipo de má conduta.

Durante os encontros, foram debatidas formas de criar um ambiente mais seguro, solidário e responsável, onde todas as pessoas especialmente mulheres e crianças possam viver com dignidade e sem medo de violência ou exploração. Esta acção reforça o compromisso da Save the Children e dos seus parceiros em garantir que os princípios de salvaguarda, inclusão e dignidade humana estejam no centro de todas as intervenções humanitárias e de desenvolvimento. (Nota Informativa)

Exit mobile version