INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 13 de Outubro de 2022-Passam oito dias após uma publicação feita na página oficial do Facebook pertencente as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), onde revelam que “em média, morreram em combate mais de 2500 terroristas e três vezes desse número entregaram-se”. A publicação das FADM que foi feita na data que marcou o início dos ataques terroristas em Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, 05 de Outubro de 2017 – 05 de Outubro de 2022.
Na publicação, as FADM afirmam que “no dia em que fazem cinco anos desde o primeiro acto terrorista, as FDS orgulham-se por não terem permitido que, se quer, uma parte do território nacional fosse subjugado por eles. No quinto ano, as Forças Armadas de Defesa de Moçambique orgulham-se em informar que os terroristas não conhecem se quer um único lugar para se esconder ou dormir. Eles podem fugir, mas não se escondem, dado que estão sendo permanentemente perseguidos”.
De acordo com a publicação, “as FADM envolvem-se agora em missões de reinserção social das populações que estão a regressar, ao mesmo tempo que trabalham junto das populações e entidades do Estado para a estabilização dos principais serviços socioeconómicos nas localidades de chegada”.
Entretanto, para os especialistas Piers Pigou e Michael Hagedorn, que através de uma publicação no Twitter, questionaram sobre a veracidade dos dados publicados pelas FADM. Piers Pigou, consultor internacional para o Projecto Cabo Ligado, questiona o facto de que “por que motivo os militares de Moçambique alegam ter matado 2500 terroristas e capturado mais de 7500, quando estes números são claramente irrealistas e não reflectem os detalhes publicamente disponíveis?”
Já Michael Hagedorn afirma que é um “pensamento desejado … provavelmente este é o discurso oficial de relações publicas que eles aprendem nos treinamentos da EUTMMozambique? No entanto, eles devem saber que, se exagerarem assim, continuarão a perder toda a credibilidade”.
De referir que publicações do género surgem numa altura em as FADM encontram-se reunidas em Nacala-Porto, na província de Nampula, no Conselho Coordenador, onde foram convidados alguns “propagandistas oficiais” como Egídio Vaz e Julião Arnaldo, que ultimamente tem se beneficiado de viagens e mordomias, participando em eventos do Estado e das FADM, em nome do quê e de quem, ninguém sabe!
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3502677419960077&id=100006535605117
(INTEGRITY)
For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.
I appreciate you sharing this blog post.hanks Again.Live TV
Good post! We will be linking to this particularly great post on our site.-vox
But wanna say that this really is quite helpful Thanks for taking your time to write this.JYEARN Cat Cage Indoor Large DIY Pet Playpen Cat Enclosures Small Animal House Detachable Pet Playpen with 5 Doors 5 Tiers for 1-5 Cats with Platforms 55L x 55W x 55H Inch – Hot Deals
Excellent article! We will be linking to this particularly great article on our website. – kids hey dudes
It’s nice to see the best quality content from such sites.
The insights you shared are invaluable, thank you! check that