INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 13 de Outubro de 2022-O Governo diz que quer evitar asneiras nos livros escolares, a partir do próximo ano, com a impressão de novos manuais usando recursos financeiros próprios. A promessa foi feita na quarta-feira(12) pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
A ferida parecia estar a sarar, mas foi nela que o Presidente da República, Filipe Nyusi, voltou a colocar o dedo. Estamos a falar da polémica sobre os livros escolares com erros. Cinco meses depois de o caso ter levantado poeira, o Chefe do Estado fez o primeiro pronunciamento público sobre o assunto, mas com sugestão de algumas soluções.
O Presidente da República entende que é chegada a hora de o país usar recursos próprios para evitar que se repita o mal.
“O Governo também passará a financiar com os seus próprios recursos o processo de produção de livros escolares de distribuição gratuita. Nós vamos começar gradualmente. Não temos muito, mas temos que começar num nível para evitar a dependência e algumas asneiras que nos são impostas e chamarem-nos nomes porque não estás livres ou independente. Teremos que embarcar nisto”, revelou o Presidente da República.
Em outras palavras: “a partir de 2023 iremos alocar um orçamento destinado à aquisição dos livros do primeiro ciclo do ensino primário, ou seja, da primeira a terceira classe. Esta medida será pioneira visto que será a primeira vez que o Governo chama a si a responsabilidade de financiar a aquisição dos livros escolares”.
O Presidente da República não pára por aí, e acrescenta que a solução para evitar que o problema de gafes em manuais de ensino se repita, precisamos de ser mais “ousados” e pensar na possibilidade de imprimir livros internamente. Não é uma missão impossível.
“O nosso objectivo nesta área é de, à medida que as condições estejam criadas, os livros escolares passarem a ser produzidos localmente e com recursos nacionais. Vocês já têm conhecimento e editam muita documentação. Imprimir e encadernar o livro, não é ciência de outro mundo, mas por causa da dependência, fazemos isso”, justificou Filipe Nyusi.
Depois de detectados os erros, o manual de Ciências Sociais da 6ª classe foi substituído pela antiga versão, que tinha sido dada como descontinuada. (Fonte: Jornal O País)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg
Thank you for great information. I look forward to the continuation.
For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents. dubai racing 1 live