Terroristas atacam área próxima à Reserva Especial do Niassa, no Norte de Moçambique

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 25 de Abril de 2025-Grupos terroristas realizaram recentemente ataques a aldeias situadas nas proximidades da Reserva Especial do Niassa, nos arredores da localidade de Nairoto, no Norte de Moçambique.

Segundo informações recebidas pelo governo dos Estados Unidos, os insurgentes, após os ataques iniciais, teriam se deslocado para o interior da reserva, onde invadiram um alojamento privado de caça e fizeram reféns.

Em resposta, as forças de segurança moçambicanas foram mobilizadas e conduzem operações na região com o objectivo de neutralizar os atacantes, libertar os reféns e restaurar a segurança local. Como medida preventiva, a Embaixada dos Estados Unidos em Moçambique emitiu um alerta, pedindo vigilância redobrada, especialmente nas regiões Sudeste e leste da reserva, onde o risco de violência pode ser maior.

O Norte de Moçambique, especialmente a província de Cabo Delgado, enfrenta uma crise de segurança desde 2017, com ataques frequentes de grupos extremistas. A violência já resultou em centenas de mortes, comunidades destruídas e o deslocamento forçado de milhares de pessoas, afectando também regiões vizinhas como a província do Niassa.

A Embaixada norte-americana reafirmou seu apoio ao Governo de Moçambique no combate ao extremismo violento e na busca por paz e estabilidade na região.

Até o momento, as autoridades moçambicanas ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o ataque na área da Reserva do Niassa. (Nando Mabica) 

Exit mobile version