Segundo o comunicado emitido pelo Departamento de Comunicação e Imagem (DCI), a decisão foi tomada com base no artigo 5.º, n.º 2, do Regulamento das Tolerâncias de Ponto, aprovado pelo Decreto n.º 7/2015, de 3 de Junho. A deliberação foi assinada pela Ministra Ivete Alane.
Contudo, a tolerância não abrange os profissionais cujas funções são consideradas essenciais e que, por isso, não podem ser interrompidas, conforme estabelece o artigo 3.º, n.º 2, do referido regulamento.
A Sexta-feira Santa é uma das datas mais significativas do calendário cristão, marcando a crucificação e morte de Jesus Cristo. Celebrada na Sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, a data convida os fiéis à reflexão, oração e jejum, em memória do sacrifício de Cristo pela redenção da humanidade.
Com raízes nos primeiros séculos do cristianismo, a Sexta-feira Santa integra a Semana Santa e é tradicionalmente assinalada por cerimónias religiosas como a Via-Sacra e cultos de silêncio, que evocam sentimentos de luto, perdão e esperança. (Nando Mabica)