A informação foi avançada esta Terça-feira, na cidade costeira de Angoche, Sudoeste da província de Nampula, na região Norte de Moçambique, pelo presidente do Conselho de Administração do Itransmar após fazer entrega de 315 coletes salva-vidas.
Na ocasião, Unaite Mustafa disse que nos primeiros cem dias de governação “serão abrangidos 140 operadores que se dedicam ao transporte de passageiros e cargas em 34 áreas de travessia em Pemba, Tete, Zambézia, Angoche, Gaza, Beira e Inhambane”.
Moçambique tem registado um nível preocupante de perdas de vidas humanas em resultado de naufrágios, sendo de destacar o que vitimou 98 pessoas, em 2024, na Ilha de Moçambique, a primeira cidade capital de Moçambique.
A distribuição de coletes enquadra-se nas actividades inscritas nos primeiros cem dias do presente mandado do Presidente da República, Daniel Chapo, disse Mustafa.
“O Itransmar vai entregar a diversos operadores de embarcações marítimas de pequeno e médio porte 1600 coletes salva-vidas em diversas zonas do país até o final deste mês”, disse.
Até ao presente a Autoridade Reguladora do Transporte Marítimo já distribuiu 1295 coletes salva-vidas em vários pontos do país.
Unaite Mustafa refere que até ao fim do presente ano serão distribuídos 4000 coletes em vários pontos do país.
“Está acção do Governo vem complementar as actividades dos próprios operadores. Mesmo com os desafios que o país tem, o Governo presta atenção também na segurança marítima”, disse o PCA do Itransmar.