Durante a permanência do navio, foram promovidas actividades conjuntas com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique, bem como encontros com representantes da sociedade civil, coordenados pela Embaixada da Itália.
No encontro com jornalistas que teve lugar junto à fragata, o Embaixador da Itália em Moçambique, Gabriele Annis, destacou a importância desta cooperação no contexto da celebração dos 50 anos de relações diplomáticas entre Itália e Moçambique, que se assinala este ano. “O navio Luigi Rizzo está a operar no Oceano Índico, em rotas comerciais e desta missão tirou algum tempo para vir prestigiar Moçambique, um país amigo e irmão da Itália, com o objectivo de celebrar os 50 anos da nossa relação bilateral”, adiantou o diplomata italiano. “Sempre nos apoiamos mutuamente e sempre fomos parceiros na busca pelo crescimento sustentável, desenvolvimento económico e fortalecimento das relações comerciais. É uma história de colaboração e de paz”, reforçou Gabriele Annis.
Um dos momentos altos da visita foi a assinatura de um novo programa de cooperação entre a Marinha Italiana e a Marinha de Moçambique, que teve lugar na quarta-feira, dia 9 de Abril, e que reforça o compromisso conjunto na área da segurança marítima e no combate à pirataria, estando previstas várias actividades a serem desenvolvidas nos próximos anos.
Segundo o adido militar da Itália em Moçambique, Coronel Franco Linzalone, a visita da fragata Luigi Rizzo a Maputo não foi apenas de cortesia, mas uma oportunidade para consolidar acordos entre a defesa dos dois países. “Trata-se de uma ocasião muito especial, pois foram assinados acordos que há muito não eram possíveis” e que “envolvem várias formações e operações onde as duas marinhas poderão trocar experiências”, adiantou aquele responsável. “Esta cooperação não se limita ao ramo naval, mas estende-se a todo o sector da defesa nacional”, sustentou.
No final do encontro com jornalistas, realizou-se uma demonstração das actividades conjuntas realizadas pela missão italiana em parceria com a Marinha de Moçambique.
A fragata Luigi Rizzo, da classe FREMM, lançada ao mar em 2017, desempenha actualmente o papel de navio-capitânia da missão europeia EUNAVFOR Atalanta. É a sexta de oito unidades da mesma classe em serviço na Itália e é considerada uma joia da engenharia naval italiana, conjugando tecnologia de ponta com os elementos tradicionais da sua marinha.
A escala na capital moçambicana antecede o regresso da missão de patrulhamento e protecção do tráfego comercial na região do Corno de África e do Oceano Índico, no quadro da operação EUNAVFOR Atalanta, conduzida pela União Europeia sob comando italiano.