Estudos como os de Floridi (2014) demonstram que a informação constitui hoje o quarto elemento fundamental da realidade, ao lado de matéria, energia e vida. Essa centralidade exige uma abordagem ética e técnica por parte dos especialistas em informação, conforme alerta Capurro (2003) em sua análise sobre a ecologia digital. A UNESCO (2005), em relatório seminal, já apontava que o acesso à informação qualificada é condição sine qua non para o exercício pleno da cidadania no século XXI.
Por Martinho Cumbane
Em Moçambique, onde o canto do galo ainda compete com o toque de mensagens no telemóvel, a revolução da informação acontece em dois tempos distintos. Enquanto nas cidades jovens navegam em alta velocidade pelas redes sociais, nas zonas rurais estudantes ainda percorrem quilômetros para consultar um livro numa biblioteca itinerante. Esta dualidade não é apenas tecnológica, mas civilizacional. Os números frios do INE (2022) mostram que 60% dos moçambicanos vivem em áreas rurais, mas escondem uma verdade mais dura: muitos desses concidadãos estão sendo excluídos do maior banquete cognitivo da história humana. Como bem lembrou o professor Brazão Mazula, “um povo sem informação é um povo sem rumo”. E é precisamente aqui que os profissionais da informação podem escrever um novo capítulo na história do nosso desenvolvimento.
A importância desses profissionais para o desenvolvimento nacional torna-se cada vez mais evidente diante das profundas assimetrias no acesso ao conhecimento. Dados do INE (2022) revelam que, enquanto as áreas urbanas apresentam taxas de penetração da internet em torno de 35%, vastas regiões rurais permanecem praticamente desconectadas. Essa realidade coloca desafios específicos aos gestores de informação, que precisam desenvolver soluções criativas e contextualizadas. A experiência da Rede de Bibliotecas Comunitárias da Beira demonstra o potencial transformador quando se combina conhecimento técnico com sensibilidade cultural. Ao adaptar materiais e metodologias para as línguas locais, o projecto registrou aumento de 40% no engajamento comunitário (UEM, 2022). Resultados como esse confirmam as teses de Nhantumbo (2021) sobre a necessidade de mediação cultural na gestão da informação em contextos moçambicanos. O desafio que se coloca ao governo, às universidades e às próprias comunidades é claro: precisamos formar uma nova geração de profissionais que sejam tão bons a catalogar livros quanto a dialogar com régulos, tão confortáveis com a tecnologia quanto com a oralidade tradicional.
No plano nacional, a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação 2020-2025 representa um avanço importante ao prever a criação de centros digitais em distritos remotos. Contudo, como observa Massingue (2022), a eficácia dessas iniciativas depende da formação de profissionais capazes de: (1) desenvolver infraestruturas adaptadas às limitações locais, (2) promover o letramento informacional crítico e (3) integrar saberes tradicionais nos sistemas de informação. O caso do projeto “Arquivos da Liberdade” (UEM, 2021) ilustra como a preservação da memória local pode combater o epistemicídio e fortalecer a identidade cultural, ressoando com as reflexões de Santos (2018) sobre a importância de contra hegemonias cognitivas no Sul global.
Como diz o provérbio Macua: “O conhecimento que precisamos está sempre ao nosso alcance, quando estamos prontos para recebê-lo”. A hora de investir seriamente nos profissionais da informação como agentes de desenvolvimento é agora. Para superar os desafios actuais, Moçambique precisa formar uma nova geração de especialistas tecnicamente competentes, culturalmente sensíveis e socialmente comprometidos. Como demonstram experiências em Nampula e Tete (AIM, 2023), quando a gestão da informação respeita e incorpora os contextos locais, seus impactos no desenvolvimento humano podem ser profundos e duradouros. Eles podem, de fato, ser a chave para construir um Moçambique onde o acesso ao conhecimento não seja privilégio de alguns, mas direito de todos.
http://wish-club.ru/forums/index.php?autocom=gallery&req=si&img=5230