Segundo explicam os denunciantes, “tudo começou quando o grupo que tinha passagens marcadas para o dia 6 de Abril de 2025 com destino a Maputo. No Sábado, dia 5, recebemos uma mensagem da companhia informando o adiamento do voo para o dia 8 de Abril, sem qualquer apoio ou responsabilização pelos custos de hospedagem e alimentação durante este período.”
Entretanto, “já no dia 8, comparecemos ao aeroporto, fizemos o check-in e, sem qualquer explicação, fomos deixados à espera até por volta das 15h, quando finalmente ofereceram o almoço. Ficamos retidos no aeroporto até às 19h, altura em que nos encaminharam para alojamento e comunicaram um novo adiamento do voo para o dia 10 de Abril (Quinta-feira).”
“O grupo conta que “no dia 9 de Abril, recebemos uma nova mensagem alterando o horário de partida das 11h30 para 19h30, com chegada prevista a Maputo às 00h10. Posteriormente, esse horário foi alterado para partida às 21h05, chegando às 01h40, e depois novamente para partida às 22h05, com chegada às 02h40”, afirmam os denunciantes.
“Tivemos informação de que a LAM está com dívidas à companhia sul-africana responsável pelos aviões usados na rota, e que esta decidiu retirar os seus aviões. Fomos informados, ainda, que a LAM possui actualmente 2 aviões próprios a operar por todas as rotas. Dada a escassez de voos na rota Lichinga-Maputo, caso haja novo adiamento, só poderemos viajar no Domingo”, revelaram os denunciantes.
Os denunciantes questionam: “por que razão a LAM não comunica a verdade aos seus passageiros? Muitos de nós temos empregos e compromissos no sector privado, incluindo reuniões e contractos que estão em risco. Quem vai assumir os danos causados?”
Contudo, o grupo diz que “pedimos que esta situação seja analisada com seriedade e que a justiça seja feita. Não estamos apenas a pedir um voo – estamos a pedir respeito, verdade e responsabilidade.”
Entretanto, “Integrity” não conseguiu colher uma reacção da companhia sobre o incidente, mas é de conhecimento público que nos últimos dias, a LAM tem suspendendo vários voos internacionais, tendo no passado dia 31 de Março anunciado a suspensão para Cape Town, onde o objectivo passa pela priorização de destinos domésticos.
Já no próprio dia 06 de Abril a LAM emitiu um comunicado anunciando o cancelamento de voos em três rotas devido à indisponibilidade de uma das aeronaves da sua frota, onde avançou que procedeu à reprogramação das ligações aéreas afectadas, visando reduzir os transtornos causados aos passageiros. No entanto, os passageiros afectados por este problema até ao momento ainda não viajaram e nem sabem se irão. (INTEGRITY)
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