Emília Fumo, disse que deste montante, 149.3 milhões de meticais são referentes a caça desportiva, contra cerca de 131.3 milhões de meticais do ano 2023.
“Em 2024 foram licenciados 760 caçadores, uma redução de 23 caçadores em relação ao ano de 2023, em que foram licenciados 783 caçadores. Os dados apresentados mostram que, apesar da redução do número de caçadores licenciados em 2024, as receitas arrecadadas, no mesmo ano, aumentaram em cerca de 11.8 milhões de meticais em relação ao ano de 2023. Este aumento deveu-se, essencialmente, a implementação do sistema de licenciamento eletrónico (PHC).” – disse a Secretária Permanente do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, em representação do Secretário de Estado, Emília Fumo.
Fumo revelou que a caça desportiva permitiu a canalização para as comunidades locais de cerca de 25.3 milhões de meticais, referentes aos 20% das receitas provenientes da caça desportiva em todo o país.
“A caça desportiva tem um contributo fundamental na geração de receitas para o Sistema Nacional das Áreas de Conservação. As receitas provêm do licenciamento de caçadores turistas, caçadora guia, venda de senhas de abate e pagamento de taxas de exploração das áreas concessionadas para a caça desportiva”, afirmou Secretária Permanente do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, em representação do Secretário de Estado, Emília Fumo.
Por seu turno, o Presidente da Associação Moçambicana de Safaris (AMOS), Adamo Vali, disse no evento que aquela organização se dedica também na área de conservação, trabalho com as comunidades locais e a própria ANAC através dos seus agentes locais.
“…e todos nós precisamos de trabalhar em conjunto, precisamos trabalhar para um mesmo objectivo. O momento em que o pais atravessa não é fácil, neste momento tem consequências nas nossas actividades. Um e outro operador que sofreu com as manifestações. Precisamos ter o país pacificado para podermos exercer as nossas actividades. Portanto, o esforço que está sendo para pacificar o país nós apoiamos para podermos exercer as nossas actividades.” – disse Adamo Vali, Presidente da Associação Moçambicana de Safaris.
A reunião Anual de Caça Desportiva tem como objectivos: Fazer Balanço da actividade de Caça Desportiva da época venatória anterior; preparar a época venatória seguinte; divulgar e partilhar informações úteis relativas à Caça Desportiva na região bem como a troca de experiência entre os participantes e avaliar o grau de implementação do licenciamento em sistema PHC.
Participam na reunião a Associação Moçambicana dos Operadores de Safaris (AMOS), Serviços Provinciais do Ambiente de Maputo, Gaza, Manica, Sofala, Tete, Zambézia e Niassa, bem como quadros da ANAC. (Nota Informativa)
Is Cacao Bliss a scam or is it a legitimate product?: Cacao Bliss scam
Is MitoThrive a scam, or is it legitimate?: mitothrive scam
Is NeuroPrime a Scam or Legit?: NeuroPrime scam
is DentiCore a scam, or is it a legitimate product that could help improve your oral health?: DentiCore scam
Is MitoThrive a scam, or is it legitimate?: mitothrive scam
Is NeuroPrime a Scam or Legit?: NeuroPrime scam
Is NeuroPrime a Scam or Legit?: NeuroPrime scam
Is Pineal Pure a scam or is it legitimate?: pineal pure scam
is DentiCore a scam, or is it a legitimate product that could help improve your oral health?: DentiCore scam
Is MitoThrive a scam, or is it legitimate?: mitothrive scam