Segundo escreveu na sua página oficial do Facebook, na Quarta-feira (02.04), Venâncio Mondlane disse “um encontro muito bem-sucedido com um dos maiores líderes da África, o Presidente Thabo Mbeki, que compartilhou sua sabedoria e conselhos.”
Venâncio Mondlane que há dias anunciou que finalmente irá submeter os requisitos formalmente instituídos para a formação de um Partido político, vem realizando encontros estratégicos ao nível regional para colher mais subsídios políticos e de engajamento popular para continuar a sua incessante luta pela alternância política no País nos próximos pleitos eleitorais.
Antes de ser dirigente do ANC, Thabo Mbeki desempenhou a função de informação e publicidade, onde era considerado como um protegido de Oliver Tambo , mas também era um diplomata experiente, servindo como representante oficial do ANC em vários de seus postos avançados africanos.
Ele foi um dos primeiros defensores e líder dos compromissos diplomáticos que levaram às negociações para acabar com o apartheid . Após as primeiras eleições democráticas da África do Sul em 1994, ele foi nomeado vice-presidente nacional. Nos anos seguintes, tornou-se evidente que ele era o sucessor escolhido por Mandela, e ele foi eleito sem oposição como presidente do ANC em 1997, permitindo sua ascensão à presidência como candidato do ANC nas eleições de 1999.
Enquanto vice-presidente, Mbeki foi considerado um administrador da política de Crescimento, Emprego e Redistribuição do governo, introduzida em 1996, e como presidente ele continuou a subscrever políticas macroeconômicas relativamente conservadoras e favoráveis ao mercado. Durante sua presidência, a África do Sul experimentou uma queda da dívida pública , um déficit orçamentário estreito e um crescimento económico consistente e moderado.
No entanto, apesar de sua retenção de vários programas social-democratas e expansões notáveis no programa de empoderamento económico negro , os críticos frequentemente consideravam as políticas económicas de Mbeki como neoliberais , com consideração insuficiente para objectivos de desenvolvimento e redistributivos. Por esses motivos, Mbeki se tornou cada vez mais alienado da ala esquerda do ANC e dos líderes dos parceiros da Aliança Tripartite do ANC , o Congresso dos Sindicatos Sul-Africanos e o Partido Comunista Sul-Africano . Foram esses elementos esquerdistas que apoiaram Jacob Zuma em vez de Mbeki na rivalidade política que irrompeu depois que Mbeki removeu o último de seu posto como vice-presidente em 2005.
Como presidente, Mbeki tinha uma predileção aparente pela política externa e particularmente pelo multilateralismo . Seu pan-africanismo e visão para um ” renascimento africano ” são partes centrais de sua persona política, e os comentaristas sugerem que ele garantiu para a África do Sul um papel na política africana e global que era desproporcional ao tamanho do país e à influência histórica.
Mbeki foi o arquitecto central da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) e, como presidente inaugural da União Africana , liderou a introdução do Mecanismo Africano de Revisão por Pares (MARP). Após o lançamento do Fórum de Diálogo IBAS em 2003, seu governo colaborou com a Índia e o Brasil para fazer lobby por reformas nas Nações Unidas , defendendo um papel mais forte para os países em desenvolvimento. Entre os vários compromissos de manutenção da paz da África do Sul durante sua presidência, Mbeki foi o principal mediador no conflito entre a ZANU-PF e a oposição do Zimbábue na década de 2000. No entanto, ele foi frequentemente criticado por sua política de “diplomacia silenciosa” no Zimbábue, segundo a qual ele se recusou a condenar o regime de Robert Mugabe ou instituir sanções contra ele.
Também altamente controversa em todo o mundo foi a política de Mbeki sobre HIV/SIDA . Seu governo não introduziu um programa nacional de prevenção da transmissão de mãe para filho até 2002, quando foi ordenado pelo Tribunal Constitucional , nem tornou a terapia antirretroviral disponível no sistema público de saúde até o final de 2003. Estudos subsequentes estimaram que esses atrasos causaram centenas de milhares de mortes evitáveis.
O próprio Mbeki, como seu Ministro da Saúde Manto Tshabalala-Msimang , foi descrito como um negacionista do HIV/SIDA , “dissidente” ou céptico. Embora ele não tenha negado explicitamente a relação causal entre o HIV e a SIDA, ele frequentemente postulou a necessidade de investigar causas alternativas e tratamentos alternativos para o SIDA, sugerindo frequentemente que a imunodeficiência era o resultado indirecto da pobreza.
Sua descida política começou na conferência do ANC em Polokwane em dezembro de 2007, quando ele foi substituído como presidente do ANC por Zuma. Embora seu mandato como presidente nacional pudesse se estender até junho de 2009, Mbeki anunciou em 20 de Setembro de 2008 que renunciaria a pedido do Comitê Executivo Nacional do ANC.
A decisão do ANC de “revogar” Mbeki foi entendida como vinculada a um julgamento do Tribunal Superior , proferido no início daquele mês, no qual o juiz Chris Nicholson alegou interferência política imprópria na Autoridade Nacional de Acusação e especificamente nas acusações de corrupção contra Zuma . O julgamento de Nicholson foi anulado pelo Supremo Tribunal de Apelação em janeiro de 2009, quando Mbeki foi substituído como presidente por Kgalema Mothanthe. (INTEGRITY)
Pineal Guardian scam: Pineal Guardian scam