Fundação Vodacom investe 90 milhões de meticais em resposta ao Ciclone Idai

A Fundação Vodacom investiu 90 milhões de meticais em acções de resposta ao ciclone Idai, incluindo a reconstrução da Escola Secundária de Guara Guara, inaugurada hoje, em Búzi pelo governador da província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, devolvendo a milhares de crianças o direito à aprender num ambiente seguro, confortável e bem equipado.

A cerimónia conjunta de inauguração da Escola Secundária de Guara Guara e da entrega da Escola Básica de Guara Guara II contou com a presença do corpo directivo da Fundação Vodacom, representada pelo seu Presidente do Conselho de Administração (PCA), Dr. Hermenegildo Gamito, o governo distrital representado pelo administrador do distrito do Búzi, João Saize Duarte, a comunidade local, professores e alunos.

A Escola Secundária de Guara Guara faz parte de um conjunto de infra-estruturas destruídas pela passagem do ciclone Idai que atingiu a província de Sofala em Março de 2019 e que para a sua reconstrução a Fundação Vodacom investiu cerca de Um  Milhão e meio de Dólar Norte-Americano (USD) , reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento de Moçambique, através da educação.

Com a intervenção da Fundação Vodacom, a Escola Secundária de Guara Guara foi reconstruída ganhando 3 novas salas de aulas, um bloco multiuso, laboratório de física, química e biologia, biblioteca, uma sala de informática, um sanitário, uma cantina, um campo polivalente e muro de vedação, beneficiando 1.768 alunos, sendo 867 mulheres. Além dessas infra-estruturas, foram entregues, no âmbito da inauguração, cerca de 300 carteiras escolares.

Durante a sua intervenção, o governador da província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, disse que com a entrega e a inauguração destas duas escolas o distrito passa a contar com um total de cinco unidades escolares com 76 salas de aulas que beneficiam mais de 15 mil alunos, da primeira à décima segunda classe.

Neste contexto, gostaríamos de apelar à comunidade escolar, e não só para a conservação, protecção e manutenção destas escolas e os respectivos mobiliários. Endereçamos profundos agradecimentos à Fundação Vodacom Moçambique, uma instituição de responsabilidade social desta empresa de telefonia móvel de referência nacional e internacional, que através dos serviços que presta tem dado um grande contributo para o desenvolvimento do nosso país e em particular a província de Sofala”, agradeceu Lourenço Bulha.

Por sua vez, Hermenegildo Gamito, PCA da Fundação Vodacom classificou a escola Secundária de Guara-guara como um símbolo de esperança e renovação, tendo dito que “este momento não marca apenas a reconstrução  descola, mas também a reafirmação do compromisso da Fundação Vodacom com a educação e o futuro de Moçambique. Investimos aqui um milhão e meio de dólares, cerca de 90 milhões de Meticais, na certeza de que estamos a investir no futuro destes alunos, das suas famílias e de todo o país.

Além disso, Dr. Gamito reconheceu que o projecto de reconstrução da escola só foi possível graças à colaboração entre a Fundação Vodacom,  o Ministério da Educação, as autoridades provinciais, o Governo Provincial, os parceiros de cooperação e, sobretudo, o empenho da comunidade local.

Em Dezembro de 2019, Moçambique enfrentou um dos maiores desastres naturais da sua história recente com a passagem do ciclone Idai que devastou a região Centro do país, deixando um rastro de destruição e sofrimento. Cerca de 3.400 salas de aulas ficaram destruídas, comprometendo a educação de muitas crianças. Diante desta tragédia a Fundação Vodacom, que há muitos anos colabora com o sector de educação em Moçambique viu, neste acontecimento, uma responsabilidade ainda maior de agir.

Exit mobile version