As mulheres empresárias estão inseridas na missão comercial denominada SheTrades da Commonwealth, com o apoio financeiro do Reino Unido, cujo objectivo é promover maiores ligações ao mercado para as empresas moçambicanas lideradas por mulheres, reforçando assim o conhecimento das exigências do mercado e fortalecer a conectividade do comércio regional entre Moçambique e os países dos importadores participantes.
Os principais produtos que a missão comercial se centra incluem a castanha de caju, as sementes de sésamo, os grãos processados, os cereais e os chás.
Falando à margem do fórum empresarial a Alta Comissária do Reino Unido em Maputo, Helen Lewis, disse estar satisfeita porque só no ano de 2024 as transacções comerciais entre Moçambique e Reino Unido movimentou pelo menos 500 milhões de libras, e com o fortalecimento técnico das empresas espera que as trocas comerciais rendam mais nos próximos dias.
“O Reino Unido se orgulha de apoiar a Missão Comercial SheTrades Commonwealth+ em Moçambique uma iniciativa, que promove o crescimento de empresas moçambicanas lideradas por mulheres no sector agro-alimentar, isso reflecte o nosso compromisso em fortalecer os laços comerciais entre Moçambique e o Reino Unido, estamos empenhados em criar oportunidades para que estas empresas acedam ao mercado internacional, fomentando o desenvolvimento económico inclusivo e sustentável”, explicou Lewis.
As empresárias moçambicanas presentes na missão comercial She Trades foram seleccionadas com base na produção de qualidade dos seus produtos. “Estamos cientes que as escolhas foram acertadas e temos fé de que as nossas empresárias irão representar bem o país nas trocas comerciais e que tirem no máximo as oportunidades para depois transmitirem as outras que aqui não estão”, discursava a governadora de Manica Francisca Domingos Tomás.
Em Fevereiro de 2025, cinco mulheres empreendedoras moçambicanas foram apoiadas para participar na Missão Comercial de Manchester no Reino Unido, organizada pelo Programa SheTrades Commonwealth+, onde estabeleceram uma rede de contactos com empresas britânicas, visitaram empresas britânicas no sector agro-alimentar processado, participaram na aprendizagem entre pares com outras 45 mulheres empreendedoras de nove outros países e aprenderam sobre as requisitos e procedimentos de entrada no mercado do Reino Unido.
Moçambique é um parceiro comercial crescente para o Reino Unido e actualmente, há um pipeline de mais de um bilião de libras de exportações e investimentos nos sectores de energia, agricultura, mineração e infraestruturas. (Pedro Tawanda)