“Alguns órgãos de informação promovem agenda dos terroristas”- acusa Bernardino Rafael, Comandante-Geral da PRM

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 06 de Outubro de 2022- Bernardino Rafael, Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), diz que alguns órgãos de informação moçambicanos estão a promover a agenda dos terroristas que atacam em Cabo Delgado, Nampula e Niassa.

Bernardino Rafael, que falava à jornalistas em Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, está lá para fazer balanço da resposta das FDS durante os cinco anos desde o início do terrorismo.

Rafael recomendou à jornalistas para terem cuidado na abordagem e evitar especulações de modo a não dar vantagem aos terroristas e sempre procurar saber o “porque” das suas acções.

“Vocês estão a tirar vantagem, cada um tem de perguntar qual é o objectivo, estamos a falar de um fenómeno global, é que todos países podem ser vítimas de terrorismo, Tanzânia está ser vítima de terrorismo, Congo Democrático está ser vítima de terrorismo, o objectivo é criar terror”, observou.

Explicando os objectivos dos atacantes, disse que os terroristas de Cabo Delgado, são de um grupo chamado Al Sunna Wajamah, que criam teorias radicais, em que todo aquele que não segue a linha dele é “kafir” (descrente) e querem criar Kalifados.

O Comandante geral da PRM, diz entretanto que há avanços na luta contra o terrorismo, destacando o regresso das pessoas às suas casas, tanto como a destruição das bases como Kathupa, Siri I e II, Diaca, Awasse, Naquitengue, Limala, entre outras.

Contudo, apela a denúncia dos terroristas e acha ser melhor que todas as pessoas fiquem do lado do governo e das FDS. (Mussa Yussuf em Pemba para IMN)

NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg

Exit mobile version