Trump afirmou que a sua administração já fez mais em 43 dias do que as outras administrações em 4 ou 8 anos. Prosseguindo, o Presidente norte-americano elogiou o recém-casado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) dirigido pelo multimilionário Elon Musk. Na ocasião, Trump afirmou que conseguiram desmantelar gastos supérfluos do anterior governo e combater a corrupção com a eliminação de programas como 8 milhões de USD para promover a comunidade LGBT no Lesoto. 10 milhões de USD para a realização da circuncisão masculina em Moçambique.
“E para esse efeito, criei o novo DOGE! Talvez já tenha ouvido falar dele. Talvez. O mesmo é liderado por Elon Musk, que está nesta galeria, esta noite. Basta ouvir um pouco do desperdício terrível que já identificamos (…) 8 milhões de USD para promover a LGBTQI+ na nação africana chamada Lesoto, da qual nunca ninguém ouviu falar. 60 milhões de USD para os povos indígenas e o empoderamento afro-colombiano na América Central, 60 milhões de USD (…)”, revelou Trump.
Acrescentando, Trump avançou que foram gastos na anterior governação “8 milhões de USD para transformar ratos em transgéneros. Isto é real. 32 milhões de USD para uma operação de propaganda de esquerda na Moldávia. 10 milhões de USD para a circuncisão masculina em Moçambique.”
No discurso, Trump defendeu que “acabamos com o governo armado, onde, por exemplo, é permitido a um Presidente em exercício processar cruelmente o seu adversário político, como eu. Como isso funcionou? Não muito bem, não muito bem. E eu parei toda a censura governamental e trouxe de volta a liberdade de expressão na América e o EUA voltou.” Entretanto, enquanto Trump discursava, os representantes democratas levantavam cartazes com a palavra “falso”. (O.O.)