A ligação com a AST SpaceMobile, uma empresa sediada no Texas, tem como meta atingir 100% de cobertura em toda a Europa, desafiando empresas como a Starlink, de Elon Musk, a Space Kuiper, da Amazon, e a OneWeb, que faz parte da francesa Eutelsat.
Na prática, a Vodafone pretende que os utilizadores de smartphones possam alternar das suas redes 4G e 5G para cobertura de satélite no mesmo dispositivo. Segundo Margherita della Valle, CEO da Vodafone, é o diferenciador dos restantes serviços, salientando que as pessoas o associavam “a exigir dispositivos especiais, antenas parabólicas e coisas do género” em vez de simplesmente usar os seus telemóveis.
“A banda larga móvel baseada no Espaço da Vodafone significa que os nossos clientes poderão permanecer ligados, onde quer que estejam”, apontou Della Valle. “A nossa nova empresa de satélites poderá oferecer essa tecnologia pioneira a outras operadoras móveis europeias através de um serviço pronto que combina a rede e a engenharia líderes da Vodadone com as ‘antenas no céu’ da AST SpaceMobile.” (DIGEST EXECUTIVE)