INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 06 de Outubro de 2022-A OPEP+ concordou em reduzir seu limite de produção colectiva em 2 milhões de barris por dia, alimentando tensões com os EUA, enquanto o cartel busca impedir uma queda nos preços do petróleo causada pelo enfraquecimento da economia global.
É a maior redução da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados desde 2020, mas terá um impacto menor na oferta global do que sugere o número da manchete. Vários países membros já estão bombeando bem abaixo de suas cotas, o que significa que já estariam em conformidade com seus novos limites sem ter que reduzir a produção.
Mesmo assim, a decisão corre o risco de adicionar mais um choque a uma economia global que já luta contra a inflação impulsionada pelos altos custos de energia. O cartel estendeu seu acordo de cooperação até o final de 2023, e os novos limites de produção acordados na quarta-feira permanecerão em vigor até então, a menos que o mercado mude, disse um delegado.
“A OPEP quer preços em torno de US$ 90”, disse o Ministro de Estado para Recursos Petrolíferos da Nigéria, Timipre Sylva, após a reunião. Muitos países membros basearam seus orçamentos para 2023 nesse preço e “isso desestabilizaria algumas economias” se isso não acontecesse, disse ele.
A medida irritou os EUA, com o presidente Joe Biden dizendo que estava preocupado com o corte “desnecessário”, segundo a CNN. Ele visitou a Arábia Saudita no início deste ano em busca de maior produção e preços mais baixos para os americanos antes das eleições de meio de mandato em Novembro.
O corte de 2 milhões de barris por dia será medido em relação à mesma linha de base dos acordos anteriores da OPEP +, disse Amir Hossein Zamaninia, governador da OPEP para o Irão, a repórteres em Viena após a reunião. Compartilhado pro rata entre os membros, isso exigiria que apenas oito países reduzissem a produção real e entregassem uma redução real de cerca de 900.000 barris por dia, de acordo com cálculos da Bloomberg com base nos números de produção de Setembro.
O petróleo subiu 2,2%, para US$ 93,80 o barril em Londres, o maior em três semanas.
Mais cedo nesta quarta-feira, autoridades dos EUA estavam fazendo ligações para colegas no Golfo tentando resistir à medida para cortar a produção, segundo pessoas familiarizadas com a situação. A Casa Branca já havia pedido ao Departamento de Energia dos EUA que analisasse se a proibição das exportações de gasolina, diesel e outros produtos refinados de petróleo reduziria os preços, informou a Bloomberg na terça-feira. É uma ideia controversa, mas que está ganhando força em alguns cantos do governo Biden.
Em Viena, havia poucos sinais antes da reunião de que a pressão dos EUA estava funcionando. O ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail Al Mazrouei, insistiu que a decisão era “técnica”.
“É muito importante que permaneça como uma decisão técnica e não política”, disse ele a repórteres. “É por isso que é importante olhar para o lado técnico da equação e analisar quaisquer preocupações em relação à economia e ao status da economia.”
A Opep+ não realizará mais reuniões mensais, disse Zamaninia. O Comité Ministerial Conjunto de Monitoramento do grupo, que supervisiona a implementação dos cortes de produção, se reunirá a cada dois meses, disse ele. (Bloomberg)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg
There is some nice and utilitarian information on this site.
I appreciate you sharing this blog,Really looking forward to read more. dubai world cup live streaming
Very nice blog post. definitely love this site.<a href="https://www.cse.google.vg/url?sa=t