Trata-se dos moradores famigerado KM 15- Fios, vulgarmente conhecido por Ngonhamas, onde um grupo de manifestantes bloquearam todas as vias que dão acesso à cidade de Maputo assim como ao Bairro do Patrice Lumumba.
Portanto, os protestos devem-se ao facto do custo de vida, detenção de manifestantes e repúdio ao partido no poder Frelimo juntamente com o Presidente da República Daniel Chapo.
“Nós não queremos o Chapo e a Frelimo no comando do nosso país, não os votamos neles. Nós aqui estamos reivindicando preços. O presidente do Povo Venâncio Mondlane, conhecido por VM7, deu 100 dias para a Frelimo baixar os preços de produtos básicos de alimentação. Já passaram muitos dias, estamos quase nos 100 dias e não estamos vendo nada, não se resolveu nada!”, disse.
Entretanto, os manifestantes exigem a soltura de todos os detidos no âmbito da crise pós-eleitoral. “Nossos irmãos continuam detidos, embora o nosso presidente VM7 tenha dito para que fossem soltos. Somos o povo e obedecemos ao VM7 e exigimos que todos o façam. Pois é o nosso Presidente. Hoje aqui, no Ngonhamas bar, na Matola, Machava, Nkobe, ninguém sai e ninguém entra. Podem vir todas as forças, tomamos essa decisão. Que baixem combustível, energia. Por isso, iremos para a sede da EDM, se não agilizarem a situação do credelec, chega de nos sugarem até a última gota. Querem nos obrigar a roubar? — Questionou.
“Se Chapo não fazer o que o amado do povo disse, ele vai Governar mal. Chapo e seus elementos vão governar no avião, escritórios e nos seus quintais. Que soltem nossos irmãos e baixem o custo de vida, tem que soltar todos os manifestantes detidos nacionalmente, e vamos saber do Vitano Singano, porque não temos informações dele até hoje. Chapo não gostamos de ti, aqui não te queremos”, acrescentou.
Entretanto, a população afirma que se o grito do povo não ser considerar, as greves, os bloqueios irão intensificar-se. Ngonhamas ou fios, fica situado no na Machava, km 15 para ir ao bairro de Nkobe, que também permite a entrada de Nkobe a Patrice Lumumba. (Milda Langa)







