Trata-se de um evento anual, onde gestores e quadros a diversos níveis, da seguradora estatal, oriundos de todas as províncias do país, vão, durante dois dias, avaliar o desempenho, corrigir desvios, consolidar boas práticas e reforçar estratégias que assegurem o crescimento sustentável institucional.
“Este encontro não é apenas um cumprimento formal do nosso calendário. Ele representa um momento crucial para analisarmos a nossa trajetória, compreendermos os desafios enfrentados e delinearmos as estratégias que garantirão a solidez, a modernização e o crescimento sustentável da EMOSE”, referiu o Presidente do Conselho de Administração, Dr. Janfar Abdulai, no discurso de abertura.
Abdulai falou também dos desafios actuais do sector, cujo contexto exige dos quadros e ou colaboradores da empresa, uma postura proactiva, informada e estrategicamente ajustada à dinâmica do mercado.
“O ano que passou colocou-nos à prova, com desafios complexos impulsionados por factores sociopolíticos e económicos. No entanto, soubemos responder com rigor e competência, garantindo a continuidade das operações e fortalecendo a confiança dos nossos clientes, parceiros e stakeholders”, afirmou.
O PCA da EMOSE alertou, no entanto, sobre o facto de os ganhos alcançados até então não poderem ser suficientes para o alcance efectivo dos objectivos da empresa, tendo em conta factores como a dinâmica e a constante transformação que se assiste no sector.
“A concorrência intensifica-se, as exigências regulatórias tornam-se mais rigorosas e os riscos assumem novas configurações. Diante desta realidade, não podemos apenas reagir – devemos antecipar, planejar com precisão e executar com eficiência”, precisou Janfar.
Abdulai, lembrando que o sucesso da EMOSE não será construído com discursos, mas sim com acções concretas, rigorosamente executadas e sustentadas por um compromisso inabalável com a excelência e a inovação.
“A responsabilidade pelo crescimento da empresa é de todos nós. O futuro não se constrói com hesitação ou inércia, mas sim com determinação, precisão e uma visão estratégica que privilegie o rigor, a transparência e a eficiência operacional”, realçou o Presidente do Conselho de Administração da EMOSE, que terminou a sua intervenção apelando aos participantes a de tudo fazerem para que as sessões de debate da RNGQ sejam produtivas, focadas em resultados concretos e alinhados com os desafios e oportunidades que moldarão o futuro da empresa.
Em 2024, a Empresa Moçambicana de Seguros contribuiu para os cofres do Estado, com mais de 42 milhões de meticais. A 34ª Reunião Nacional de Gestores e Quadros da EMOSE, S.A. termina na Terça-feira, 18.