Chakil Aboobacar nasceu na Zambézia, em 1979, é político, empresário, escritor e anteriormente já desempenhou a função de secretário nacional para área das finanças da Frelimo. Nesta Sexta-feira (14.02) foi eleito como Secretário-Geral da Frelimo com 221 votos num total de 239 eleitores. A eleição de Aboobacar surgiu como uma grande surpresa, uma vez que para a função propalavam-se várias figuras sonantes do partido como Samora Machel Jr., Verónica Macamo, Francisco Mucanheia, Cidália Chaúque, Mety Gôndola, entre outras figuras.
Descrito pelos membros do partido como um soldado revolucionário, razão pela qual se deposita uma esperança renovada. “Jovem visionário, humilde, promissor, inteligente, nato mobilizador das massas e sempre comprometido com a causa da nação e da nossa briosa Frelimo! Que o seu mandato esteja vinculado com a sabedoria divina! Vamos trabalhar!”, descrevem vários membros do partido.
Chakil Aboobacar, escritor e político moçambicano, nasceu na Cidade de Quelimane, província da Zambézia, é licenciado em Ensino de Matemática pela então Universidade Pedagógica da Beira, hoje Uni-Licungo .
Desde cedo dedicou-se à vida associativa, destacando-se como um activista social e político, particularmente na promoção da juventude, desporto e cultura e na sua trajectória, entre várias actividades, desempenhou as funções de secretário Provincial da Organização da Juventude Moçambicana, de Vice-presidente da Associação Centro de Arte e Artesanato–ASSOCARTE, de secretário Provincial da Associação Provincial de Atletismo e de Vice-Presidente e Membro fundador da Associação Cultural Casa do Artista da Cidade da Beira, na Província de Sofala.
É membro da AEMO-Associação dos Escritores de Moçambique e actualmente é Vice-Presidente e Membro fundador da Ovedekula–Associação Moçambicana Para o Fundo de Literatura e Leitura.
Publicou pela Associação dos Escritores Moçambicanos, a sua primeira obra de ficção narrativa “Uma Vida Qualquer” (2010) e “Pétalas d’água” (2018), assim como é uns dos mentores do projecto “Revista +Jovem” e de alguns restaurantes. (INTEGRITY)