Os 10 principais países africanos com projecção de maior crescimento do PIB em 2025

Uma previsão de alto crescimento do PIB real para os países africanos em 2025 tem benefícios significativos para sua economia, seus habitantes e o continente como um todo.

O crescimento real do PIB é um importante indicador econômico que mede o aumento no valor dos bens e serviços produzidos em um país, ajustado pela inflação.

Essas previsões de crescimento para 2025 são especialmente importantes na África, onde o desenvolvimento econômico frequentemente determina a taxa de melhoria geral em diversas áreas.

Os investidores são atraídos por projeções de rápido crescimento do PIB. Isso indica uma economia robusta com alto potencial de retorno sobre o investimento.

Previsões positivas são interpretadas por investidores nacionais e estrangeiros como um convite para se envolver em setores como manufatura, serviços, tecnologia e infraestrutura.

Essa infusão de investimentos tem o potencial de impulsionar o crescimento ainda mais, iniciando um ciclo de feedback positivo para o crescimento econômico.

O crescimento do PIB na África Subsaariana (ASS) deverá aumentar em média, de acordo com o último relatório de Produção Econômica Mundial do Fundo Monetário Internacional.

“Na África Subsaariana, o crescimento do PIB também deverá aumentar, de uma estimativa de 3,6% em 2023 para 4,2% em 2025, à medida que os impactos adversos de choques climáticos anteriores diminuem e as restrições de oferta diminuem gradualmente”, afirma o relatório.

“Comparado com o de abril, a previsão regional é revisada para baixo em 0,2 ponto percentual para 2024 e para cima em 0,1 ponto percentual para 2025”, acrescenta.

Dito isso, aqui estão os 10 países africanos que deverão ter a maior taxa de crescimento do PIB em 2025, de acordo com o relatório do FMI.

Classificação País PIB real (variação anual em %) 2025
1. Sudão do Sul 27,2%
2. Líbia 13,7%
3. Senegal 9,3%
4. Sudão 8,3%
5. Uganda 7,5%
6. Níger 7,3%
7. Zâmbia 6,6%
8. Ruanda 6,5%
9. Benim 6,5%
10. Etiópia 6,5%

Fonte: Business Insider Africa

Exit mobile version