Esta decisão decorre da eficaz colaboração do Standard Bank, SA e do seu accionista, bem como dos progressos significativos alcançados na cultura de risco, governação e controlos internos da instituição.
O Standard Bank, SA continua sujeito à supervisão habitual, conforme os procedimentos aplicáveis às demais instituições do sistema bancário nacional.
Lembre-se que o Banco de Moçambique (BM) indicou em 2022, Adelina José Chilaúle, quadro sénior do Banco de Moçambique, para desempenhar as funções de inspectora residente, com efeitos a partir do dia 14 de Dezembro de 2022, em substituição da Zaituna Raul Chilaúle”, indicada em Julho de 2021 para a função.
Segundo o comunicado, a nova inspectora residente dará continuidade à monitoria das acções de melhoria dos sistemas e tecnologias de informação, da cultura de risco e dos controlos internos do Standard Bank, SA, e participará em reuniões relevantes dos órgãos colegiais. Entretanto, em Dezembro de 2024, o Banco de Moçambique nomeou Cláudio Júlio Mangue como inspector residente do Standard Bank em 14 de Outubro de 2024. Mangue é um quadro sénior do Banco de Moçambique. (INTEGRITY)