De acordo com informações locais, os Al-Shabab não tiveram campo de manobra como nas últimas incursões. Na ocasião um dos elementos acabou sendo colocado fora de combate pela população. Este foi sepultado pelos residentes por volta das seis horas da manhã.
Há relatos de baixas em Macomia
Desde Quinta-feira passada, os terroristas circulam no Sudoeste de Macomia, onde chegaram de atacar as aldeias de Litandacua e Chai, sem, no entanto, haver resposta das Forças de Defesa e Segurança.
No entanto, as forças locais responderam, tendo em Litandacua sido mortos pelo menos quatro terroristas, enquanto em Chai três deles foram abatidos e outros três, sendo um a menos, supostamente capturados.
Em seu mais recente relatório sobre os últimos desenvolvimentos dos ataques terroristas na província de Cabo Delgado, o projecto Cabo Ligado aponta os distritos de Macomia, Mocímboa da Praia e Meluco como os que registaram maior movimentação dos filiados do Estado Islâmico em Moçambique.
O relatório destaca ainda que a maioria da circulação daquele grupo se concentrou não muito distante da estrada EN380, que liga o centro ao Norte da província de Cabo Delgado. (INTEGRITY)