INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 03 de Outubro de 2022 – As Escolas Primárias Completas de Ndegane e Mussemuco, no distrito de Ibo, em Cabo Delgado, ainda não estão a funcionar desde que as aldeias foram, em 2020, atacadas pelos terroristas. As respectivas aldeias estão às moscas. É assim como o terrorismo destruiu o tecido social na província de Cabo Delgado.
As actuais condições de segurança, que ainda são descritas de voláteis, não permitem que as populações e respectivos professores regressem àquelas duas aldeias. Os residentes estão refugiados na sede do distrito, Ilha de Ibo e outros locais.
Há quase um mês, as portas da Escola Primária Completa de Matemo voltaram a abrir depois de meses encerradas, em consequência do último ataque àquela ilha.
O Director Provincial de Educação, em Cabo Delgado, Ivaldo Quincardete, que recentemente escalou o distrito de Ibo, foi informado pelo Governo local, como sendo um dos desafios, a não abertura ainda das escolas primárias e completas de Ndegane e Mussemuco. O distrito de Ibo tem 12 escolas públicas, sendo uma do Ensino Secundário. ((Mussa Yussuf em Pemba para IMN)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg