No seu discurso, ele disse que o governo a partir de 1 de Abril de 2025 irá aumentar a pensão de velhice de P830 para P1400 efectivo e propôs P300 subsídio mensal para bebés recém-nascidos até que completem um ano e providenciam absorventes higiénicos.
O Vice-Presidente Ndaba Nkosinathi Gaolathe, que é também o Ministro das Finanças se dirigindo aos deputados reiterou que o actual cenário económico e financeiro exige unidade, ação colectiva e transcendendo as filiações políticas.
O Vice-Presidente informou os deputados que este não é o momento para divisão, mas para uma liderança decisiva e estratégica, onde as prioridades devem focar-se nos investimentos alta que impulsionarão o crescimento económico e melhorarão os meios de subsistência. A urgência da situação exige decisões políticas ousadas que terão um efeito tangível na vida de Botswana.
“Ao trabalhar juntos em uníssono, podemos alcançar e definir o desenvolvimento sustentável e o crescimento do Botswana a curto e médio prazo, facilitando a recuperação que todos desejamos”, disse.
Falando a comunicação social sobre a Estratégia Orçamental, o Director da Política Macroeconómica do Ministério das Finanças, Batane Walter Matekane, disse que as Prioridades Nacionais para o orçamento 2025/2026 estão a construir uma Economia Inclusiva, modernizar e Transformar Infraestruturas, melhorar a qualidade de vida e inovação e Transformação Digital. (IMN)