O fenómeno deverá atingir diversas regiões do país, incluindo Tete, concretamente nos distritos de Doa, Changara, Moatize, Marara, Cahora Bassa, Chiúta, Tsangano, Angónia, Macanga e cidade de Tete. Província de Manica: Todos os distritos. Província de Sofala: Todos os distritos.
Áreas de risco: (Gaza): Todos os distritos. (Inhambane) — todos os distritos e (Província de Maputo) — Distritos de Matutuíne, Boane, Moamba, Magude, Manhiça, Marracuene, além das cidades de Maputo e Matola.
Segundo o INAM, prevê-se um acumulado de precipitação entre 30 a 50 milímetros em 24 horas, podendo ultrapassar 50 milímetros em algumas regiões, aumentando o risco de inundações e destruição de infraestruturas.
As trovoadas severas e ventos fortes podem causar quedas de árvores, danos em habitações e cortes no fornecimento de energia eléctrica.
Diante do alerta, as autoridades deixam as seguintes recomendações: evitar travessias em rios e zonas de risco de inundações; garantir a segurança das habitações e reforçar estruturas vulneráveis; evitar deslocações desnecessárias durante o período de maior instabilidade e acompanhar as actualizações meteorológicas através dos meios oficiais.
O INAM continuará a monitorar a situação para fornecer novas actualizações caso necessário. A população deve manter-se atenta e adoptar medidas de precaução para minimizar os impactos das condições climáticas adversas. (Nando Mabica)