Segundo a actualização das 15:00 (hora local), desta Sexta-feira, 7 de Fevereiro, o sistema de baixas pressões localizado na faixa costeira das províncias da Zambézia e Sofala continuará a influenciar o estado do tempo, provocando chuvas intensas que podem ultrapassar os 100 milímetros em 24 horas.
Entre as áreas de risco estão as províncias da Zambézia, concretamente nos distritos de Milange, Maganja da Costa, Mopeia, Morrumbala, Namacurra, Inhassunge, Chinde, Luabo e cidade de Quelimane. Sofala: Todos os distritos. Manica: Todos os distritos. Tete: Distritos de Changara, Moatize e cidade de Tete. Gaza: Distrito de Massangena e Inhambane: nos distritos de Govuro, Mabote, Inhassoro e Vilankulo.
Além disso, a Zona de Convergência Intertropical continuará a influenciar o tempo no Norte do país, particularmente nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, trazendo volumes significativos de precipitação.
Diante do risco elevado de inundações, o INAM recomenda que as populações residentes nas áreas de risco tomem medidas de precaução, tais como: evitar a travessia de rios e áreas alagadas; garantir a segurança das infraestruturas domésticas; acompanhar os avisos meteorológicos e seguir orientações das autoridades. Evacuar zonas de risco, se necessário.
As autoridades locais e serviços de emergência permanecem em alerta para responder a possíveis impactos das chuvas intensas. A população deve manter-se informada através dos canais oficiais para actualizações constantes sobre a evolução do fenómeno. (Nando Mabica)