Caos pós-eleitoral: “Todos têm de trabalhar para a situação arrefecer. Se uns estão fazendo arrefecer a situação e outros estão colocando cada vez mais fogo (…)”, defende Guebuza

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 03 de Fevereiro de 2025-O antigo Presidente da República, Armando Guebuza, participou nesta Segunda-feira (3 de Fevereiro), na Cidade de Maputo, na cerimónia central do Dia dos Heróis Moçambicanos. Durante o evento, Guebuza destacou a importância da paz e estabilidade social, apelando à união dos moçambicanos para evitar conflitos e promover um ambiente de entendimento.

“Todos têm de trabalhar para a situação arrefecer. Se uns estão fazendo arrefecer a situação e outros estão colocando cada vez mais fogo, naturalmente que vamos alcançar os nossos objectivos, mas com muito mais sacrifícios do que se todos trabalharmos juntos para o nosso Moçambique ficar em paz”, afirmou o antigo chefe de Estado.

No contexto político actual, Guebuza manifestou esperança de que o diálogo entre os principais actores políticos resulte na pacificação do país. “Essa é a nossa grande esperança”, disse, referindo-se à disponibilidade do Presidente Chapo para dialogar com Venâncio Mondlane. “O Presidente Chapo já declarou que está pronto para falar com Venâncio Mondlane. O Venâncio Mondlane também diz que quer falar. O resto há de se ver lá quando falarem”, acrescentou.

Na Praça dos Heróis Moçambicanos, o antigo Presidente aproveitou para reforçar a importância de honrar os combatentes que lutaram pela independência e soberania nacional. Segundo o antigo estadista, a paz deve ser aprofundada para os moçambicanos reconhecerem e valorizem os esforços de Eduardo Mondlane, de outros heróis nacionais e de todos os anónimos que contribuíram para a construção de Moçambique.

A cerimónia contou com a presença de diversas figuras políticas, governamentais e cidadãos que prestaram homenagem aos heróis nacionais, reafirmando o compromisso com a estabilidade e o desenvolvimento do país. (Nando Mabica)

Exit mobile version