INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 02 de Outubro de 2022–O colectivo de juízes do Tribunal Judicial da Província de Maputo (TJPM) condenou no passado dia 28 de Setembro do presente ano, Vusi Geraldo Mucavele, a pena única de 30 anos de prisão e multa correspondente a 26 anos na taxa única de 1% do salário da Função Pública e máximo de imposto de Justiça.
Vusi Geraldo Mucavele, de 22 anos de idade, caçador furtivo de nacionalidade moçambicana que se dedicava no abate, extracção e tráfico de troféus de animais protegidos e de grande valor ambiental e económico, como o rinoceronte, foi condenado por crime de caça proibida.
Esta informação consta num comunicado de imprensa enviado neste Domingo (02.10) à nossa redacção pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), entidade estatal que trabalha arduamente na conservação da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável do ecoturismo em Moçambique.
De acordo com a ANAC, Vusi Geraldo Mucavele, foi detido em flagrante delito, quando eram 22 horas do dia 13 de Janeiro de 2022, quando regressava de mais uma actividade de caça furtiva na região transfronteiriça dos Lebombos, conhecida por Great Lebombo Conservancy (GLC), na companhia de dois comparsas que se encontram a monte. Ele foi detido na posse de munições de arma de calibre 375, machado para o corte de cornos de rinoceronte, assim como produtos alimentares. O grupo teria se introduzido numa fazenda do bravio, por escalamento de vedação com a intenção de abater rinocerontes.
Segundo a ANAC, este é o segundo caso em que um caçador de espécies protegidas é condenado a 30 anos de prisão, depois da condenação, a Pena igual, de um outro cidadão em Janeiro do presente ano.
No comunicado de imprensa da ANAC consta que, de 2008 a 2022, foram abatidos, por caçadores furtivos, mais de 8000 rinocerontes em toda a região do Parque transfronteiriço do Grande Limpopo que congrega o Parque Nacional do Kruger, na África do Sul, o Parque Nacional Gonarezou do Zimbabwe, o Parque Nacional do Limpopo e as Fazendas de Bravio que se situam no território moçambicano ao longo da fronteira com o Parque Nacional do Kruger, também conhecido pela sigla GLC (Great Lebombo Conservancy). Em estreito, a área estende-se desde a margem sul do Rio dos Elefantes em Massingir, na província de Gaza, até a Ressano Garcia, distrito de Moamba, província de Maputo.
Neste ano, contam-se já mais de 107 rinocerontes abatidos. A caça furtiva consiste, fundamentalmente, no abate indiscriminado e tráfico de espécies protegidas e seus produtos, designadamente cornos de rinoceronte, pontas de marfim, dentes e garras de leão e até carne e escamas de pangolim.
Conforme avança a ANAC o facto mais inquietante nesta matéria é que os diversos grupos das redes criminosas circulam com armas de fogo de grande calibre, como as Magnum 375, 458, 3006 e mais. (Omardine Omar)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg
I really like reading through a post that can make men and women think. Also thank you for allowing me to comment!
Very nice blog post. definitely love this site.<a href="https://www.google.com.tw/url?sa=t
Very nice blog post. definitely love this site.tick with it!-vox tv heute
You have noted very interesting details! ps decent web site.Armor All Car Wash Kit Includes Car Wash Soap Wash Mitt
Thank you for great information. look forward to the continuation. – hey dudes kids
Thanks for sharing, this post is truly inspiring! Discover More