Ruanda reforça presença militar em Cabo Delgado para combate ao terrorismo

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 31 de Janeiro de 2025-O Ministério da Defesa do Ruanda anunciou o envio de um novo contingente das Forças de Defesa do Ruanda (RDF) para a província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.

Mozambican soldiers (R in green) and Rwanda policemen (L in blue) stand as Mozambican President Filipe Nyusi and Rwanda President Paul Kagame, review the troops on 24 september 2021 in Pemba, Cabo Delgado province, Mozambique, where Rwandan and Mozambican soldiers are deployed. - Close to 1,000 members of the Rwanda Defence Forces and Rwanda National Police are in the country working with the Mozambican Armed Defence Forces (FADM) and forces from the Southern African Development Community (SADC). The Rwandan joint forces are deployed in Cabo Delgado Province in northeastern Mozambique, where in collaboration with Mozambican Armed Defence Forces (FADM), they succeeded in liberating several key towns from terrorist groups. The towns liberated include the terrorist former stronghold of Mocimboa de Praia among others. (Photo by Simon WOHLFAHRT / AFP)

A mobilização faz parte dos acordos bilaterais entre Maputo e Kigali e visa fortalecer a luta contra grupos terroristas que aterrorizam a região.

O contingente ruandês, que inclui membros da RDF e da Polícia Nacional do Ruanda (RNP), despediu-se na Quinta-feira (30/01) em uma cerimónia realizada no Quartel Militar de Kami, em Kigali. O major-general Wilson Gumisiriza, comandante da Divisão de Infantaria Mecanizada, destacou a importância da missão e instou as tropas a manterem a disciplina e o espírito de cooperação.

Desde 2021, mais de dois mil militares ruandeses estão destacados em Cabo Delgado para apoiar as forças moçambicanas na defesa da região, especialmente na protecção de infraestruturas estratégicas, como o empreendimento da TotalEnergies.

O reforço das tropas ocorre em um momento de intensificação dos ataques terroristas, com relatos de mortes e sequestros em Mocímboa da Praia. Além disso, a União Europeia aprovou um apoio adicional de 20 milhões de euros para financiar o destacamento militar ruandês, complementando investimentos anteriores na segurança da província.

Embora não tenha sido revelado o número exacto do novo contingente militar, a presença das forças do Ruanda continua a desempenhar um papel fundamental na estabilização da região e no combate à insurgência. Esse reforço reafirma a parceria entre os dois países em prol da paz e segurança no extremo Norte da província de Cabo Delgado. (Nando Mabica)

Exit mobile version