Ano lectivo 2025: Governo garante livros, mas falta de professores e infraestruturas ameaçam ensino

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 29 de Janeiro de 2025-O Governo moçambicano assegurou a distribuição atempada dos livros escolares para o ano lectivo de 2025, e garantiu que todas as condições estão criadas para o arranque das aulas.

No entanto, a realidade do sector educativo continua marcada por desafios estruturais graves, como a falta de quase 12 mil professores e infraestruturas precárias.

A promessa de entrega dos livros, tanto em formato físico quanto digital, pode representar um avanço para o ensino. Contudo, não se pode ignorar que a carência de docentes compromete directamente a qualidade da educação. A solução apontada pelo Executivo — obrigar os professores existentes a realizarem horas extraordinárias — não resolve o problema a longo prazo e pode resultar em sobrecarga e desgaste dos profissionais, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem.

Outro ponto preocupante é o impacto da destruição de salas de aula devido a eventos recentes, como manifestações pós-eleitorais e os ciclones Chido e Dikeledi. Sem um plano concreto para a reconstrução dessas infraestruturas, milhares de alunos podem enfrentar um início de ano lectivo em condições precárias.

Se, por um lado, o compromisso com a entrega dos livros representa um esforço positivo, por outro, o défice de professores e a falta de escolas adequadas ameaçam o futuro do sistema educacional moçambicano. O Governo precisa ir além das promessas e apresentar soluções estruturais para garantir uma educação de qualidade a longo prazo. (Nando Mabica)

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