Governo anuncia pagamento do 13º salário em Fevereiro após protestos de funcionários públicos

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 28 de Janeiro de 2025-O Conselho de Ministros anunciou nesta Terça-feira, em Maputo, que o pagamento do 13º salário aos Funcionários e Agentes do Estado, assim como aos pensionistas, será realizado no mês de Fevereiro.

A medida surge em resposta aos protestos e paralisações das actividades no sector público, registados na última semana, devido à insatisfação pela não materialização do benefício.

Segundo o porta-voz, o pagamento será efectuado diferenciadamente: Funcionários e Agentes do Estado: Receberão 50% do salário base. Pensionistas: terão o pagamento realizado na totalidade.

A decisão foi tomada após pressões intensas dos trabalhadores do sector público, que vinham exigindo o cumprimento da promessa, contrariada pelo anúncio feito no dia 13 de Janeiro pelo ex-ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, sobre a indisponibilidade de pagamento do 13º salário.

Os protestos e paralisações que marcaram os últimos dias representaram uma resposta directa à demora na implementação do benefício, trazendo impactos significativos ao funcionamento do sector público.

O Governo espera que o cumprimento do pagamento em Fevereiro contribua para amenizar os ânimos e restaurar a normalidade nas actividades públicas. A decisão é vista como um alívio para os trabalhadores, que enfrentam desafios económicos agravados pela inflação e pela crescente pressão financeira no país. (Nando Mabica)

Exit mobile version