Igreja Católica em África anuncia programa de voluntariado: Um apelo a voluntários qualificados para apoiar a Igreja Católica em África

Estas oportunidades de voluntariado permitirão aos indivíduos desempenhar um papel integral no avanço da missão da Igreja em África.

O Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SCEAM) (www.SECAM.org), o órgão coordenador da Igreja Católica em África, está à procura de voluntários qualificados para contribuir para a vida da Igreja Católica em toda a África. Os voluntários trabalharão diretamente com o Secretariado do SCEAM, em diversas áreas, incluindo comunicação, marketing, marketing digital, gestão de projetos, assistência executiva e tradução e interpretação (inglês-francês-português).

Estas oportunidades de voluntariado permitirão aos indivíduos desempenhar um papel integral no avanço da missão da Igreja em África, promovendo a colaboração entre as dioceses e contribuindo para iniciativas de desenvolvimento social e comunitário. As funções oferecem uma experiência valiosa a nível executivo, trabalhando num ambiente dinâmico e impactante.

As posições são remotas/online (não remuneradas) com um compromisso mínimo de 2 dias por semana durante pelo menos 3 meses. Os voluntários podem estar sediados em qualquer parte do mundo.

SCEAM está à procura de voluntários qualificados nas seguintes áreas:

Prazo de inscrição: 28 de Fevereiro de 2025.

Os interessados podem inscrever-se aquihttps://apo-opa.co/4hd5qDe

Esta é uma excelente oportunidade para causar um impacto tangível na nobre missão da Igreja, ao mesmo tempo que ganha experiência profissional que irá enriquecer o seu currículo e alargar a sua rede.

De acordo com o Relatório sobre o Estado do Voluntariado Mundial de 2022, compilado pelas Nações Unidas, o número global de voluntários é de 862,4 milhões. Abraçar o voluntariado proporciona aos indivíduos uma experiência profissional em primeira mão incomparável, permitindo-lhes enriquecer os seus currículos com conhecimentos valiosos adquiridos através de contribuições significativas.

Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SCEAM):
O Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SCEAM) nasceu da decisão dos Bispos Africanos durante o Concílio Vaticano II (1962-1965) de estabelecer um fórum no qual pudessem falar a uma só voz sobre assuntos pertencentes à Igreja em África. A criação do SCEAM é, portanto, o resultado da decisão dos Bispos de construir uma estrutura continental, de forma a levar a visão africana a toda a Igreja.

Vendo a importância de uma tal Associação para África, a Congregação para a Evangelização dos Povos convidou os Presidentes das Conferências Episcopais Regionais para consultas em 1968.

Consequentemente, a primeira visita de um Papa a África, nos tempos modernos, foi vista como uma ocasião muito oportuna para o lançamento do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar. Isto foi feito, portanto, durante a visita de Sua Santidade o Papa Paulo VI a Kampala (Uganda) em Julho de 1969.

Posteriormente, foi acordado estabelecer a Sede/Secretariado do SCEAM em Acra, no Gana. Existem três línguas oficiais do SCEAM, nomeadamente, o Inglês, o Francês e o Português. SCEAM funciona através de oito conferências regionais, cada uma composta por um grupo de conferências episcopais nacionais.

www.SECAM.org

FONTE: Symposium of Episcopal Conferences of Africa and Madagascar (SECAM)

Exit mobile version