Escrito por: Omardine Omar, Jornalista
INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 01 de Setembro de 2022-Decorreu, entre os dias 23 a 28 (27) de Setembro de 2022, o 12º Congresso do Partido Frelimo, na Escola Central daquela formação política, na zona de Hanhane, no Município da Matola, na província de Maputo.
Sucede que – enquanto as televisões mostravam coreografias e imagens de gente eufórica, com semblantes mentirosos, e a insinuar que tudo o que por ali se passava era uma autêntica alegria – a situação não era nada abonatória para os moradores dos bairros onde o evento foi realizado.
Se, por um lado, não era pela quantidade desordenada de viaturas que bloqueavam as ruas e guinas da zona, por outro lado, podiam ser os agentes à paisana e outros devidamente armados que iam a circular pelos guetos e casas de Hanhane – o homem com o martelo e livro parecia não estar seguro. Até os homens de Kagame foram vistos a apoiar, no terreno, o controlo e a segurança do “boss”.
Talvez temesse pelo pior, mas o facto é que o homem deixou, por cinco dias, os moradores da zona de Hanhane sem qualquer actividade humana útil, chegando-se, mesmo, a impedir que as pessoas saíssem ou entrassem nas suas próprias casas – foram dias difíceis!
Hossanas eram cantados e vivas repetidos em todos os sentidos. Por aqueles dias, os moradores honestos de Hanhane sentiram-se como se estivessem numa Cadeia de Máxima Segurança pelo aparato presente no terreno – até os casais que passam a vida levando corno por aqueles dias foram salvos.
A situação não foi colorida para as famílias que vivem na região, chegando ao ponto de alguns começarem a pensar que qualquer coisa de mal iria acontecer por ali, o que não veio a exteriorizar-se, pelo menos aos nossos olhos.
Entretanto, por um lado, enquanto os moradores de Hanhane clamavam por libertação no dia que marcou o showmicio, e os supostos transportes públicos eram todos direccionados a carregar militantes, funcionários públicos, para aumentar o número de participantes no evento dirigido pelo “boss”, por outro, os cidadãos matolenses mofavam nas paragens por horas, esperando por um veículo para chegar aos seus destinos. Naquele dia, as pessoas perceberam que este país tem donos que mandam e desmandam em função dos seus reais interesses!
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg