Japão pede fim da violência em Moçambique e repressão policial contra civis

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 17 de Janeiro de 2025-O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão apelou ao novo governo de Moçambique, liderado por Daniel Chapo e empossado em 15 de Janeiro de 2025, para garantir urgentemente a estabilidade e a paz no País.

Em comunicado, o Japão destacou a importância de uma política democrática sólida e do diálogo inclusivo entre todas as partes interessadas como ferramentas essenciais para um progresso sustentável.

Apesar do discurso de reconciliação e perdão defendido pelo novo presidente, o Japão demonstrou preocupação com os relatos de repressão policial em várias regiões do país. A violência, resultando em perdas de vidas humanas, persiste mesmo após a transição de poder do ex-presidente Filipe Nyusi.

Reforçando os laços de cooperação com Moçambique, o Japão reiterou o compromisso de trabalhar pela prosperidade e bem-estar de ambos os povos, enfatizando a necessidade de um ambiente pacífico e democrático como base para o desenvolvimento mútuo.

O apelo japonês reflecte a preocupação internacional com a situação de Moçambique e destaca a urgência de implementar medidas que respeitem os direitos humanos e promovam a harmonia nacional. (INTEGRITY)

Exit mobile version