INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 30 de Setembro de 2022-Os terroristas atacaram no distrito de Metuge, nas aldeias Pulo e Muichi, matando no total oito pessoas, das quais uma mulher, mas não tiveram resposta, devido à chegada tardia das Forças de Defesa e Segurança.
No dia 25 de Setembro, foram à aldeia Natuco, distrito de Quissanga, onde também atacaram sem causar mortes, porém queimaram 12 casas da população e vários bens em estabelecimentos comerciais, no último domingo, 25 de Setembro.
Só que, depois deste ataque, os atacantes viram as FDS mais interventivas, que em suas operações conseguiram matar pelo menos 16 terroristas, que foram enterrados em matas próximas da aldeia Natuco.
O Comandante-geral da PRM, Bernardino Rafael, que anunciou o abate dos 16 terroristas, durante encontros com as populações de Natuco e Bilibiza, manifestou igualmente a intenção de estabelecimento de forças locais para auxiliar na resposta e luta contra os terroristas.
É mais um distrito que entra na estatística dos terroristas em Cabo Delgado, Metuge, um potencial agrícola e pecuário que dista a 60 quilómetros da cidade de Pemba, aliás, actualmente, está a receber um novo quartel da UIR, cujas obras estão em curso.
Na tarde deste sábado, os terroristas fizeram o segundo ataque, no distrito de Metuge, concretamente nas machambas de Mwichi, matando pelo menos quatro pessoas e ferindo, por balas, uma outra.
A vítima por tiros foi evacuada para o Centro de Saúde de Metuge, segundo uma fonte da “Integrity” naquela região, que acolhe ainda maior número de famílias deslocadas devido aos ataques terroristas no Centro e Norte de Cabo Delgado.
A fonte disse ainda que várias famílias, que se encontravam a produzir a terra naquelas machambas, percorram a pé até à sede do distrito.
Na última segunda-feira, o mesmo grupo de terroristas, composto por mais de dez homens, decapitou três pessoas, nas machambas do centro de reassentamento denominado Pulo, localizado a mais de 20 quilómetros de Metuge-sede.
Refira-se que com a entrada de Metuge na lista dos ataques terroristas, passam para 12 o número de distritos assolados por terrorismo em Cabo Delgado.
Na senda dos ataques que ocorrem em Cabo Delgado, Nampula e Niassa, o Presidente da República e Comandante–Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi, instou, há dias, os jovens militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) a continuarem firmes na sua nobre missão da defesa da soberania e integridade territorial de Moçambique.
Segundo Filipe Nyusi, os jovens das FADM têm vindo a desempenhar um papel importante na defesa do país e, consequentemente, no seu desenvolvimento, daí que Moçambique precisa deles para continuar a trilhar caminhos rumo ao desenvolvimento.
Nyusi garantiu que os moçambicanos depositam total confiança nas FADM para dar resposta adequada e eficaz a todo o tipo de ameaças.
“Vós sois filhos de Moçambique e esta pátria precisa de vós”, disse Filipe Nyusi, durante a cerimónia da sua saudação na qualidade de Comandante-Chefe das FDS, feita no dia 22 de Setembro corrente, pelos Oficiais Generais das FADM, por ocasião do quinquagésimo oitavo aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional e dia das FADM, que teve lugar no palácio da Ponta Vermelha, residência oficial do Presidente da República.
Na ocasião, Filipe Nyusi, que se mostrou satisfeito com os resultados que as FADM têm vindo a alcançar no TON, apesar das dificuldades verificadas no terreno, reconheceu os militares tombados em combate durante as operações desde o início da luta contra o terrorismo.
Os trabalhos de reconstrução de infra-estruturas que o Serviço Cívico de Moçambique tem levado a cabo nas zonas afectadas pelo terrorismo, na província de Cabo Delgado, é outro aspecto que agrada o Presidente da República, Filipe Nyusi.
Por seu turno, o Almirante Joaquim Mangrasse, Chefe do Estado-Maior General das FADM reafirmou a prontidão da tropa moçambicana na defesa da pátria moçambicana e garantiu que as FADM estão a trabalhar para estar cada vez mais próximas da população.
De salientar que, na ocasião, Joaquim Mangresse garantiu igualmente que o equipamento que o Estado coloca à disposição das FADM será gerido criteriosamente sob responsabilidades das respectivas unidades e do seu comando para que garantam os objectivos pelos quais são alocados. (Mussa Yussuf para IMN em Pemba et Omardine Omar)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg