Daniel Chapo fecha o ciclo regional, ao tornar-se o 1º Presidente oriundo da região centro do País, depois de já ter passado pelo Sul (Samora Machel, Joaquim Chissano e Armando Guebuza) e Norte (Filipe Jacinto Nyusi).
Daniel Francisco Chapo foi eleito candidato presidencial da Frelimo na III Sessão Extraordinária do Comité Central (CC), que decorreu de 3 a 5 de Maio de 2024. Chapo nasceu a 6 de Janeiro de 1977 no Posto Administrativo de Inhaminga, no distrito de Cheringoma, na província de Sofala.
Daniel Francisco Chapo é filho de Francisco Chapo (falecido), trabalhador ferroviário e de Helena dos Santos Chiremba, doméstica, Daniel Chapo é o sexto de 10 filhos do casal, mas devido à guerra civil que se fazia sentir na região teve que sair de Inhaminga para Dondo, onde teve a sua infância e fez o ensino primário na Escola Primária Josina Machel.
Em 1996 concluiu a 10ª classe na Escola Secundária do Dondo, seguindo depois para Beira, onde concluiu o nível secundário na Escola Samora Machel. Daniel Chapo é licenciado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Já em 2004 fez o curso de conservador e notário no Centro de Formação Jurídica e Judiciária da Matola e no ano seguinte foi destacado conservador e notário na cidade de Nacala-Porto, na província de Nampula, fazendo assim a sua carreira profissional nesta área até 2009.
Ao longo do seu percurso, Daniel Francisco Chapo desempenhou as funções de docente da extinta Universidade Pedagógica–Delegação de Nampula–Extensão de Nacala-Porto, leccionando a cadeira de Direito Constitucional e Ciências Políticas.
Em 2009, Chapo foi nomeado administrador do distrito de Nacala-à-Velha. Já em 2014 passou a frequentar o curso de Gestão de Desenvolvimento na Universidade Católica de Moçambique (UCM), período este que começou um estágio na Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM), onde passou a ser membro com o número 544.
Em 2015, foi nomeado administrador do distrito de Palma, em Cabo Delgado e no ano seguinte foi nomeado governador de Inhambane e em 2019, foi Cabeça-de-lista a governador de Inhambane e a 23 de Dezembro de 2024, o Conselho Constitucional chancelava Daniel Francisco Chapo como o quinto Presidente da República de Moçambique, num ambiente de contestação e mais de 300 cidadãos mortos.
Daniel Chapo é casado com Gueta Selemane Chapo, com quem tem três filhos. Daniel Chapo é fascinado por Basquetebol e Futebol – 11. Em termos linguísticos, Chapo fala fluentemente Xi-Cena, Xi-nDau, Xitsua, português e inglês.
Entretanto, Daniel Chapo encontra um País extremamente dividido e com problemas complexos por resolver, onde a pergunta que mais circula é “como irão governar o País num ambiente complicado como este?” Assim como, as questões da pobreza que se se acentuou, ausência da paz, estradas degradadas, corrupção exacerbada, violação grosseira dos direitos humanos, raptos, assassinatos selectivos de figuras incomodas ao regime, exclusão social, política e económica, insegurança pública, rompimento do tecido social e de unidade nacional, endividamento interno e externo elevado, o aumento dos desastres climáticos criado pela exploração desfreada dos recursos naturais, estancamento do terrorismo, renegociação dos contratos com as multinacionais, promoção do emprego, financiamento dos projectos rentáveis, mas assim de tudo, a restauração da confiança das Instituições, separação dos poderes (judiciais, executivo e legislativo), inclusão social e económica, promoção do diálogo em todos os segmentos da sociedade, entre outros problemas complexos que assolam Moçambique. (Omardine Omar)







